Foto de Sigmund en Unsplash
A indústria dos jogos eletrônicos é uma das mais fortes no mercado de entretenimento online e, assim como a música e os filmes, os videogames estão presentes nos hábitos de lazer de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Esse segmento roubou a cena e, atualmente, é o setor mais lucrativo do entretenimento online. O valor da indústria dos videogames ronda os 163,1 bilhões de dólares, segundo um estudo da TechNET Immersive, número maior do que a soma dos mercados de música e cinema juntos.
Boa parte desse montante está refletido nos diversos gêneros disponíveis. É possível encontrar um título que agrade cada um dos 2,5 bilhões de jogadores espalhados pelo mundo. Esse artigo tem como objetivo listar os principais gêneros da área. Confira:
Battle Royale
O gênero é relativamente novo, mas já causou uma revolução no mundo gamer ao apresentar uma nova fórmula de jogo, que mistura ação, exploração, criação e sobrevivência. Os jogadores são lançados em um ambiente geograficamente limitado e que com o tempo vai ficando cada vez menor, gerando batalhas entre os participantes até que o último sobrevivente seja coroado como o vencedor da partida.
Na lista dos expoentes dessa modalidade está o Fortnite, da Epic Games, que oferece uma dinâmica de jogo emocionante e combates intensos, além das atualizações frequentes e os eventos especiais. Outro grande título é o Call of Duty: Warzone, produzido pela Activision, e que deu nova vida à franquia Call of Duty.
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
Essa categoria é celebrada pelos jogadores, pois coloca à prova as habilidades de estratégias e trabalho em equipe. A dinâmica do gênero é simples, cada equipe seleciona um herói por jogador e, durante a partida, esses personagens vão ganhando níveis e novas habilidades, até que o duelo entre equipes define o vencedor.
O grande título da categoria é o League of Legends (LoL), desenvolvido pela Riot Games. Além das partidas locais entre jogadores comuns, o LoL é um dos expoentes dos e-Sports, contando com campeonatos profissionais com grandes prêmios e uma audiência ainda maior, atraindo milhões de espectadores a cada torneio.
Jogos Crash
Os jogos “Crash” formam uma categoria muito popular no iGaming, segmento que abriga os jogos originários dos cassinos. Com um conceito simples e envolvente, o grande trunfo está no “inesperado” e nos multiplicadores.
O principal título desse gênero é o Aviator, que apresenta uma pequena aeronave que voa pelos céus até que… crash. O Aviator jogo tem uma dinâmica simples, antes da rodada começar, os jogadores fazem suas jogadas; uma vez que o avião levanta voo, um multiplicador começa a rodar e a aumentar o valor em causa; inesperadamente, a aeronave some da tela e termina a rodada.
Nesse jogo, “timing” é tudo, afinal, os usuários que retiraram rápido demais, perderam a chance perfeita; aqueles que demoraram muito, perderam tudo; já os que contam com um bom timing, escolheram bem e sairam antes do avião desaparecer.
Foto de Florian Olivo en Unsplash
FPS (First-Person Shooter)
Um dos gêneros mais clássicos dos videogames, os jogos de “tiro” colocam os jogadores em visão de primeira pessoa, proporcionando um alto nível de imersão no ambiente digital. Além de exigir grandes habilidades de reflexo e conhecimento dos mapas, esses games também exaltam o trabalho em equipe.
Existem muitos títulos de sucesso, como Battlefield, Call of Duty e Rainbow Six Siege. Porém, o destaque fica por conta do Counter-Strike, que foi lançado em 1999 e segue em alta até hoje. Popularmente conhecido como CS, o título coloca duas equipes frente a frente e os melhores vão vencer. O CS é outro jogo que conta com forte presença nos e-Sports, com grandes campeonatos, equipes mundialmente conhecidas — algumas delas brasileiras — e uma legião de fãs.
A diversidade de tipos de jogos eletrônicos é um dos grandes trunfos dessa indústria. Ao atender as preferências diversas dos jogadores, as categorias também são responsáveis pela melhora no desenvolvimento, como é o caso dos jogos de Battle Royale.
À medida que a tecnologia avança, a qualidade dos jogos eletrônicos também cresce, proporcionando aos jogadores horas e horas de diversão e experiências cada vez mais imersivas e dinâmicas.
0 comentários