A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro, iniciou os estudos de viabilidade técnica para implantação de um abatedouro e frigorífico regional de caprinos e ovinos em Campo Formoso, no Norte da Bahia.
Uma equipe de técnicos da Companhia e da Prefeitura Municipal realizou no fim de outubro visita técnica ao local onde deverá ser instalado o empreendimento. Na oportunidade, foram discutidas questões técnicas, fundiárias e ambientais.
Além de visitar o local onde será instalado o empreendimento, o grupo visitou abatedouros em funcionamento na cidade de Dormentes e no distrito de Rajada, em Petrolina, ambos em Pernambuco. Na visita ao abatedouro e frigorífico de Dormentes, construído pela Codevasf em 2019, foram trocadas ideias e experiências sobre ajustes e alterações nos diferentes setores operacionais e informações a respeito dos equipamentos necessários para o funcionamento do empreendimento. O local tem capacidade para abater até 200 animais por dia e recebeu recursos federais da ordem de R$ 6 milhões para sua construção.
Em Rajada, a comitiva acompanhou um dia de funcionamento do abatedouro, tendo a oportunidade de ver a operacionalização do abate de animais e conhecer as questões limitantes de todo o processo, desde a chegada dos animais até a comercialização dos produtos, o que, segundo os integrantes da comitiva, serviu como base de informações para a elaboração, a execução e o acompanhamento do projeto em Campo Formoso.
A expectativa dos pequenos criadores nos arredores de Campo Formoso é de que o novo empreendimento possa atender outros municípios inseridos no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, como Senhor do Bonfim, Jaguarari, Filadélfia e Andorinhas. No Norte do estado, já existem abatedouros semelhantes nos municípios de Pintadas, Remanso, Bonito e Feira de Santana. Um outro abatedouro frigorífico está em construção na cidade de Casa Nova.
Fizeram parte da equipe técnica da Codevasf os analistas em desenvolvimento regional Renato Lessa e José Alcântara, que atuam na sede da Companhia, e André Lima Knifis e Victor Maciel do Nascimento Oliveira, que atuam na superintendência da Codevasf em Juazeiro. O prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, integrou a equipe da Prefeitura.
Cadeia Produtiva-De acordo com o IBGE (2017), o rebanho brasileiro de ovinos é de 13,8 milhões de cabeças, sendo a Bahia o maior produtor, com 2,9 milhões de cabeças (20,7%). Quanto aos caprinos, o país mantém 8,25 milhões de cabeças, e a Bahia é responsável por 2,8 milhões de cabeças (28,9%).
A Embrapa já contabilizou 149 abatedouros registrados. Desse total, 15 estão localizados no Nordeste, que detém 92,82% do rebanho caprino e 65,59% do rebanho nacional de ovinos.
Ascom Codevasf
0 comentários