Diante dos últimos dados sobre o aumento de 131,2% constatado na última semana, de 29 de outubro a 4 de novembro, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia reforça a importância do incentivo à testagem da Covid-19.
A necessidade de testagem nas pessoas com sinais e sintomas da covid-19 permite obter um monitoramento mais correto do avanço da doença, além de auxiliar na tomada de decisões para reduzir a propagação do vírus.
Segundo o presidente do CES-BA, Marcos Sampaio, o número de pessoas que contraíram a covid-19 pode ser ainda maior, visto que boa parte da população não estão mais fazendo a testagem, em muitos dos casos pela falta de acesso a informações dos locais que ainda estão realizando o exame, ou por fazer o autoexame em casa.
"É preciso orientar a população a se prevenir sobre uma possível situação de risco. Para isso é essencial que haja uma ampliação nas ações de vacinação, além de dar maior visibilidade às orientações da garantia da segurança sanitária, como incentivo o uso de máscaras e manter o distanciamento social quando houver sintomas, realizar a testagem e manter o uso de álcool em gel", afirma.
Marcos ainda reforça a importância dos municípios e do estado darem mais transparência na divulgação dos dados para que a população tenha clareza da real situação que estamos vivendo, e para que seja um reforço na manutenção dos cuidados, uma vez que o aumento nos números põe em risco a saúde e a vida da população baiana.
Hillary Fonseca ASCOM CES-BA/Marcelo Camargo Agência Brasil.jpeg
0 comentários