As luzes da cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri do Ceará, se apagaram por 30 segundos, na noite do dia 1º de novembro de 1969, antes de 24 refletores iluminarem a atração principal: a Estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto.
Há exatos 54 anos, acontecia a inauguração do monumento de 27 metros, em evento que reuniu, segundo os jornais da época, entre 100 e 200 mil pessoas. Hoje, a escultura é o cartão-postal do município de 270 mil habitantes. Para muitos, Juazeiro do Norte é o principal “milagre” do “padrinho”.
Anualmente a estátua atrai, em média, 2,5 milhões de visitantes. Além de um importante ponto turístico da região do Cariri, com bela visão de Juazeiro do Norte, de cidades vizinhas e da Chapada do Araripe, a gigante imagem do sacerdote também se tornou importante símbolo da fé romeira. É impossível pisar na terra do Padre Cícero e não passar pelo Horto.
Além de ser um símbolo religioso, o local abriga um pequeno museu e uma igreja, tornando-se um ponto de peregrinação e de significância histórica para os habitantes locais e os milhares de turistas que visitam Juazeiro do Norte anualmente.
A vista panorâmica oferecida a partir da estátua é uma das atrações mais encantadoras, permitindo uma visão esplêndida da cidade e da majestosa Chapada do Araripe, tornando a visita à estátua uma experiência inesquecível para todos os que a contemplam. A vista pode ser apreciada por um passeio através de Teleférico.
Redação redegn Foto redes sociais Governo do Ceará
0 comentários