Nesta última sexta-feira, exatamente no dia 27 de outubro, aconteceu o lançamento do livro Escola Rural de Massaroca: De uma realidade dinâmica aos desafios da contextualização do ensino na educação do campo.
O evento aconteceu na UNEB em Juazeiro, num espaço chamado carinhosamente de " o cantinho de tudo".
Não teve tudo, mas, muita coisa aconteceu: discurso, apresentação de vídeos, fotografias, encontros entre amigos, familiares, pai e filhos e muitos egressos do curso de pedagogia da UNEB, como também, muitos produtores rurais do distrito de Massaroca.
A programação também contemplava a apresentação do recém-criado Coral da APLB.
Foi apoteótico esse momento, um coral, sob a batuta do maestro Paulo César Oliveira, composto por professores da rede municipal de ensino, tendo algumas professoras aposentadas no já afinado grupo de canto.
Foi lindo assistir e ouvir as aposentadas Aparecida Miranda, Ana Maria, Edinalva (Biquinha) Uiara, Tetê, ao lado de outras professoras que ainda estão na docência, com a presença de Messias, única voz masculina do coral.
Elas mostraram que a aposentadoria não significa estagnar na vida, ela serve para que o tempo seja ocupado para produzir coisas boas. Com certeza, naquele momento, elas produziram alegria, autoestima e prazer, que são sentimentos nobres. Na verdade, elas não apenas cantaram, encantaram a todos, em essência, foi um presente para os que se fizeram presentes naquele espaço denominado " cantinho de tudo”, com a execução de canções da MPB, cantada com sutileza e beleza vocal.
O projeto do coral desenvolvido pela APLB, é uma demonstração de que o professor e o aposentado podem viver com leveza e podem proporcionar momentos de prazer para as pessoas.
Tony Martins – Pedagogo e radialista
Confira uma das apresentações do Coral da APLB cantando Quando Te Vi de Beto Guedes:
0 comentários