Neste sábado (7), serão realizadas as provas da 2ª etapa da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Rede Municipal de Juazeiro conta com a participação de 531 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A aplicação das provas acontecerá, às 14h30 (horário de Brasília), no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior e na Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães.
A OBMEP reúne estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Em 2023, Juazeiro contou com a adesão de 34 escolas à iniciativa.
"Tivemos um grande número de estudantes inscritos na OBMEP, foram mais de 10 mil alunos, de 34 escolas, e conseguimos avançar para a 2ª fase. Isso é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação e Juventude, equipes gestoras, professores e estudantes. Todos comprometidos em buscar bons resultados para a educação do município", pontua o secretário de Educação e Juventude de Juazeiro, Wank Medrado.
A OBMEP
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada de nível nacional tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar os estudantes a praticarem os conhecimentos adquiridos na área, identificando jovens talentosos e promovendo a inclusão social por meio da educação. Além disso, como forma de incentivo, a OBMEP premia alguns alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze a partir da realização das provas. A divulgação dos premiados acontecerá no dia 20 de dezembro.
A olimpíada também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre a OBMEP e acesso a simulados e provas dos anos anteriores em: http://www.obmep.org.br.
Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ /Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ
0 comentários