Após o resultado do censo 2022, a Bahia deve ter 25 vereadores a menos, no mínimo. Municípios com até 15 mil pessoas, por exemplo, não podem ter mais do que nove vereadores, segundo o estabelecido na Constituição Federal.
Quem perdeu população, portanto, corre o risco de ser impactado. Ao todo, 229 municípios tiveram redução no número de habitantes, todavia essa diminuição só vai provocar a delimitação do número de vereadores em 30 lugares.
As cidades mais impactadas foram Simões Filho e Candeias que passarão de 19 e 17 parlamentares para 17 e 15, respectivamente.
14 cidades poderão aumentar seu número de vereadores, mas esta opção não é obrigatória. O aumento só ocorre caso as câmaras aprovem esse crescimento. Atualmente, a Bahia tem 4.630 vereadores, caso nenhuma cidade resolva aumentar, pode chegar a 60 a redução do número de parlamentares.
O levantamento foi realizado pelo jornal Correio com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do número de vereadores de cada cidade baiana disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Fonte: Bahia Notícias
4 comentários
01 de Oct / 2023 às 22h55
Pela redução de vereadores adorei,porém não gostei da redução da população. Deveria ser 10 nas capitais e 05 nos demais municípios e cortar os vice governadores
02 de Oct / 2023 às 00h02
Srs leitores. Só uma verdadeira reforma política partidária, para melhoria do nosso país.Uma PEC, não só nas câmeras municipais, afim, no Senado e Câmara Federal. Um exemplo prático, é nossa cidade, o repasse do executivo para legislativo, suponhamos que seja em torno de 1.500.000,00(um milhão e quinhentos mil reais) custo/benefício, muito longe das espectativas da população Juazeirense, isso vêm há alguns anos, não se discutem assuntos nosso interesse, e, diante do que vivenciamos, 7(sete) era suficiente, não precisa de 21 Pralamentares. Nível nacional, mesma situação, tem deputado federal
02 de Oct / 2023 às 00h07
Deputado federal, que não vota, as vezes é voto de liderança, não fala, pois, a depender da representatividade partidária, o regimento, em algumas, seções, não permite, e, assim, vivemos a trabalhar, para sustentar o sistema político partidário. Dói mas, é um pouco, da real realidade do nosso Brasil varonil, que ainda deitado em berço esplêndido, e hoje, agora levante,.
02 de Oct / 2023 às 08h32
Nove vereadores para Juazeiro estava de bom tamanho. E a remuneração desses deveria de ser no máximo de cinco salários mínimo.