Como forma de manter a cidade limpa e ordenada a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), segue com as ações de fiscalização do descarte irregular de lixos e entulhos por toda Juazeiro.
Uma prática que além de prejudicar o meio ambiente, é um crime ambiental e acarreta sérias consequências à população.
A fim de conter essa situação, a Semaurb, além de intensificar as ações de fiscalização, vem orientando a população a colaborar e denunciar quaisquer práticas irregulares de descarte através do número (74) 3612-3582, que também é whatsapp.
O secretário da pasta, Islédio Bandeira, faz um apelo à população. "Nossa cidade é o reflexo de nossa união e cuidado mútuo. Infelizmente, temos observado que o descarte incorreto de lixo e entulho em locais inapropriados tem se tornado uma prática recorrente. Isso não apenas prejudica o visual de nossa Juazeiro, mas também compromete nossa qualidade de vida e saúde. Peço a cada morador que faça a diferença. Evitem o descarte inadequado de resíduos. Utilizem os pontos de coleta e descarte corretos. Além disso, peço que sejam nossos parceiros na fiscalização. Juntos, podemos manter Juazeiro limpa, ordenada e agradável para todos", disse Islédio Bandeira.
A fiscalização da Semaurb-Abrange tanto terrenos públicos quanto privados. Em casos de terrenos privados em que os proprietários não realizem a limpeza, a Prefeitura notifica o proprietário, em seguida emite uma advertência e a aplicação de multa, conforme a Lei 9.605, que trata de crimes ambientais em nível federal.
Os proprietários notificados têm um prazo de cerca de 20 dias para realizar a limpeza e iniciar o cercamento ou muramento de seus terrenos. Caso não cumpram as exigências, a Prefeitura pode efetuar a limpeza e incluir todas as despesas na dívida ativa do proprietário.
Saúde Pública-Além disso, a Semaurb alerta para os riscos à saúde pública causados pelo descarte inadequado de entulhos, que podem atrair insetos, como o mosquito da dengue. Para garantir um descarte correto, a Semaurb recomenda que os cidadãos contratem empresas especializadas na coleta de entulhos ou utilizem o aterro municipal para descartar resíduos, garantindo, assim, um ambiente mais limpo e seguro para todos.
Ascom PMJ
1 comentário
21 de Sep / 2023 às 13h08
Sugiro a prefeitura enviar funcionários no bairro Pedra do Lorde, ruas já próximas ao Quidezinho, tem gente q mora aki q só Jesus na causa...