Os moradores da comunidade de Brejo de Fora, município de Sento Sé, realizaram na manhã de hoje (14) um ato manifesto e entrega de abaixo-assinado para diversos órgãos públicos, após um acidente envolvendo um veículo de transporte de minérios resultar nas mortes de dois jovens locais, Wilton Muquim de Paula Santos e Evandro da Silva Santos, no último dia 4, na BA-210.
No documento dirigido ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Câmara de Vereadores de Sento Sé, Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a Prefeitura de Sento Sé, os cidadãos solicitaram uma série de exigências, incluindo a restrição de horário para o tráfego de veículos de transporte de minérios, limites de velocidade rigorosos, instalação de câmeras de fiscalização, fiscalizações regulares, cursos para condutores, construção de vias de acostamento e dentre outros.
De acordo com o morador Cristiano Torres, ele pede que seja cumprida principalmente a lei do horário permitido para rodar os veículos de escoamento das 6h às 17h30min e a velocidade máxima permitida de 50km/h. “Nosso sentimento é de revolta pelo não cumprimento das leis e tristeza pela perda que tivemos. É preciso urgentemente que as autoridades façam algo antes que outras vidas sejam ceifadas’, expressou Cristiano, cunhado de uma das vítimas.
De acordo com reportagem do site Sento Sé Notícias, moradores também solicitam apoio às vítimas e suas famílias em caso de acidentes, disponibilidade de ambulâncias 24h por dia nos trechos críticos e o uso dos royalties municipais em medidas de segurança viária. Um dos pontos mais enfatizados no documento é a necessidade de responsabilização dos envolvidos no acidente, incluindo o condutor, transportadora e empresa contratante, de acordo com as evidências em vídeo que serão entregues às autoridades policiais para análise.
Os moradores advertem que, caso não sejam atendidos em suas demandas, bloquearão a BA-210 de forma pacífica até que um acordo seja alcançado e as medidas implementadas. Os manifestantes contam com a representação do Comitê das Comunidades do Entorno da borda do Lago de Sobradinho (Comperclas) e da Associação de Fundo de Pasto de Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Poço do Angico e São Gonçalo.
Site Sento Sé Noticias
1 comentário
14 de Sep / 2023 às 20h48
Chega de mortes ! Queremos urgente uma posição das autoridades competentes!