Neste mês marcado pelas ações do Setembro Amarelo, o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi definida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O momento é um convite a um compromisso global para se refletir sobre o tema sem preconceitos e tabus, focando na necessidade de uma ação coletiva para se dar mais visibilidade à saúde mental.
Sobre o tema a psicóloga Daniela Coelho Andrade, especialista em Logoterapia e Análise Existencial, destaca o foco de estudos e pesquisas: busca do sentido da vida.
"Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
Além de procurar uma psicóloga Vale sempre lembrar também que existem alguns canais aptos para acolher e orientar quem pensa em suicídio como o Centro de Valorização da Vida, o Mapa da Saúde Mental e o Pode Falar (especializado no acolhimento de crianças e adolescentes).
LOGOTERAPIA: Confira CLICANDO AQUI texto que expõe que o homem só se encontra em sua completude quando absorvido por uma tarefa na qual acaba se esquecendo de si mesmo em prol de um objetivo, uma meta, uma realização e/ou um amor dedicado à obra.
Partindo-se dessa perspectiva e tendo como suporte teórico-metodológico a Logoterapia, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a vida e a obra da artesã Ana das Carrancas, relacionando a sua história com alguns dos princípios importantes dessa teoria.
Nos achados, destaca-se os valores vivenciais, criativos e atitudinais, bem como a capacidade valorativa e resiliente da artesã Ana das Carrancas. Sua história de vida e sua obra evidenciam seu movimento em busca do sentido da vida e da superação humana.
Redação redegn Foto redes sociais
2 comentários
10 de Sep / 2023 às 09h31
Se precisar peça ajuda. É por meio deste slogan sugestivo, que iremos reverter este problema de saúde, carregado de tabus e crenças. Promovendo a abertura e franqueado uma escuta atenta.
10 de Sep / 2023 às 09h39
Se precisar peça ajuda. É por meio deste slogan sugestivo que iremos reverter este problema de saúde, carregado de crenças e tabus. Promovendo uma abertura e franqueado uma escuta atenta.