A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), encerrou nesta quinta-feira (31), uma série de capacitações com profissionais da saúde sobre emissão de declaração de óbito. Os cursos foram planejados para aperfeiçoar os processos e traçar um cenário epidemiológico do município mais assertivo.
O conteúdo das palestras foi desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde do município em parceria com o Núcleo Regional de Saúde-Norte, Instituto Médico Legal (IML) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os temas abordados na capacitação estão: aspectos éticos e legais no preenchimento da Declaração de Óbito e óbitos por causas externas e orientações para preenchimento de Declaração de Óbito de causas mal definidas.
Cerca de 20 médicos da Atenção Básica de Juazeiro participaram desse último encontro. "É um momento importante para que os médicos possam esclarecer suas dúvidas, além de fortalecer e estreitar as relações entre Vigilância em Saúde, IML e os profissionais da rede que estão diretamente envolvidos na assistência ao paciente", destacou o secretário de Saúde Allan Jones.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, explica a importância da capacitação. "Pensamos nesses treinamentos para fortalecer o processo de trabalho no que se refere à emissão de Certidões de Óbito no município. O preenchimento da declaração por causas mal definidas impacta no cenário epidemiológico do município e a gente acaba não conseguindo identificar por quais razões aconteceu esse falecimento. Precisamos desses dados para poder definir um cenário epidemiológico mais completo", explicou.
Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau - PMJ
0 comentários