Univasf e Cieb Rui Barbosa lançam aplicativos com jogos para o ensino de Matemática e Ciências

A manhã desta sexta-feira, 28, marcou um importante momento na parceria entre Univasf e Cieb Rui Barbosa. Orientados pelo professor Ricardo Argenton Ramos, os estudantes do curso de Engenharia da Computação apresentaram os cinco aplicativos com jogos para o ensino de Matemática e Ciências que foram desenvolvidos nos últimos três meses, com a participação de professores da unidade de ensino estadual. 

 O trabalho faz parte das iniciativas de extensão da universidade. As produções tiveram início começaram no dia 28 de abril deste ano, numa reunião que envolveu alunos e docentes de ambas as instituições. No evento promovido nesta sexta, os estudantes do CIEB conheceram e puderam fazer os primeiros usos dos jogos. 

O objetivo é que os softwares facilitem o aprendizado de conteúdos importantes nos ensinos fundamental e médio. O acesso é aberto para alunos de qualquer escolar. Abaixo, você conhece cada um dos aplicativos e pode baixá-los no celular ou jogar no seu computador. 

Jogo 01 - #Interpretei

Link: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1rGFGb6huPgYrV4n3A1AWyp3NEMhGVYJ3 

É um jogo voltado para o público juvenil cujo objetivo é fazer com que seus usuários desenvolvam habilidades de interpretação de texto. 

Organização

Kawa Araujo (PO e desenvolvedor) - Júlia Maria (Scrum master e desenvolvedora) - Fabiano Landim (desenvolvedor) - Gabriel Silva (desenvolvedor) - Woody Allen (desenvolvedor) Professor Orientador da disciplina de Eng de Software 3: Ricardo Argenton Ramos. Professora orientadora do colégio estadual Rui Barbosa: Helenilde.

Jogo 02 - "Batalha dos Números" 

Link: https://github.com/GersonMacedo/guerra-dos-numeros Foi um jogo produzido pelos alunos da UNIVASF em parceria com o Colégio Rui Barbosa. Seu objetivo é ajudar nosso querido Hamburguito a derrotar o exército de robôs utilizando contas matemáticas com as operações básicas. 

Organização

Maria Clara Mendes da Silva - Designer e Product Owner (PO) Richard Lima ribeiro - Programador e Scrum Master Carlos Lamark de Barros Alencar - Programador Gerson Vinicius Rodrigues de Macedo - Programador Luiz Fernando Barbosa da Silva - Programador Agradecimentos: Neildson Sobreira de Lima Filho, Professora Joselita do colégio Rui Barbosa.

Jogo 03 - Matthie.™ 

Link: https://github.com/bruno9800/math_game 

O jogo tem como objetivo trazer ensinamentos e práticas com as 4 operações básicas, visando o aprendizado através do estilo de jogo mahjong. 

Organização
 
Alan Vitor de Souza Pinho - Desenvolvedor Bruno Matheus Perera Silva - Desenvolvedor, Designer e PO Gabriel de Oliveira Silva - Desenvolvedor Thiago José Souza Neto - Designer, Srum Master e Desenvolvedor Vithor Freitas Rodrigues - Designer de áudio e PO.

Jogo 04 - MathTetris 

Link: github.com/amaropedro/MathTetris 

O jogo visa trazer álgebra básica de forma lúdica para os alunos do ensino fundamental. 

Organização

Pedro Henrique Amaro Ferreira Lacerda - Programador e Scrum Master Juan Henryco Do Carmo Costa - Programador e Scrum Master Ítalo Alves Tenório De Almeida - Programador Auxiliar e Design Maic De Oliveira Santos - Programador Auxiliar e PO Elpídio Hans Dos Santos Leão Junior - Design Auxiliar Agradecimentos: Neildson Sobreira de Lima Filho, Professor Jeimisson do colégio Rui Barbosa.

Jogo 5 – Genetic Game 

Link: https://genetic-game-site.vercel.app/ 

O jogo Genetic Game aborda os conceitos da Genética Clássica, contemplando a Primeira lei de Mendel. O estudo desses conceitos segue as definições sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. De forma lúdica e interativa, o usuário participa da simulação na execução de combinações genéticas entre os animais sugeridos com a finalidade de atingir os objetivos propostos em cada fase do jogo, de acordo com os conceitos estudados e orientados pelo professor, em sala de aula.

Organização 

Fellipe Freire, Felipe Lustosa, Gabriel Dias, Gabriela Miranda, Manoel Pereira Sob orientação do Prof. Ricardo Argenton Ramos (UNIVASF) Com participação do Prof. Francisco Gilvan Bezerra dos Santos (Colégio Estadual Rui Barbosa).

Ascom Cerb