Sento-Sé esteve representada durante o II Ecoba

Representantes de Sento-Sé participaram no período de 04 a 07 de julho do "II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba)", que aconteceu no município baiano de Barreiras. Representaram Sento-Sé no evento o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Geraldo Cabral e a representante das Associações do município, Mariluze Amaral. Também prestigiaram autoridades, produtores rurais, acadêmicos, representantes de comitês de bacias hidrográficas e população em geral.

O evento, promovido pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), e considerado o maior e mais importante em recursos hídricos do estado, tem o apoio da entidade agrícola e de órgãos ambientais e teve na sua programação painéis de debates sobre temáticas, a exemplo de Recursos hídricos e o agronegócio, Política Estadual dos Recursos Hídricos e a Água e economia.

Também fez parte da programação a elaboração da "Carta de Barreiras", com a síntese dos principais temas que foram debatidos em cada um dos quatro painéis temáticos. "Foram dias de debates intensos e muito proveitosos voltados a temas polêmicos como o custo e benefícios dos nossos recursos hídricos, a exemplo do Canal do Sertão, o Agronegócio, Lago de Sobradinho e sua jusante, os impactos causados aos corpos d'água pelo uso indiscriminado e a recuperação das nascentes em cada bacia e microbacia do Rio São Francisco e do Lago de Sobradinho especialmente", destacou Geraldo Cabral.

De acordo com Mariluze Amaral, com as discussões das problemática das águas no estado da Bahia ficou evidenciado a necessidade de um diálogo pautado em consciência ambiental com uso de tecnologias especiais e científicas para a recuperação de nascentes e aquíferos de toda a natureza.

"As nossas participações tanto como Poder Público e Sociedade Civil pelo Comitê do Lago do Sobradinho foi muito importante para trazermos para o nosso município as discussões sobre a navegação em nosso território, o uso para transportes humano e de cargas, turismo e outros com as devidas possibilidades apontadas nas discussões. O Município de Sento Sé sai de lá fortalecido com o compromisso de avaliar as ações que envolvem o mapeamento das Nascentes, diagnósticos da atual situação das mesmas e parceria com a UNIVASF para desenvolver um plano participativo de governança das águas do nosso município, com pleno controle pela gestão municipal desse potencial que faz parte de qualquer empreendimento e que é fonte de vida", pontuou Mariluze Amaral.

 

 Ascom PMSSE