Julho foi o mês escolhido para a campanha nacional de promoção à saúde bucal. O 'Julho Laranja' é para informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos.
A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono.
Criada também para colocar a Ortodontia em evidência, a campanha criada em 2019 conta com a adesão da comunidade odontológica. Estrategicamente idealizada para o mês de julho por ser o período em que os brasileiros procuram mais a Ortodontia em função das férias escolares, e tem até mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.
"O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções ortodônticas", destacou Dra. Tereza Alencar, da Clínica Alencar Saúde em Petrolina, Sertão de Pernambuco.
Prevenção
Para começar a prevenção a primeira consulta deve acontecer por volta dos 6 anos. As estatísticas apontam que no Brasil acontece aos 12 anos o primeiro contato com profissionais para avaliar se é necessário o tratamento ortodôntico. "O Julho Laranja tem o objetivo de alertar os pais e os clínicos gerais de que a primeira consulta ortodôntica deve ser realizada por volta da fase em que a criança perde o primeiro dentinho de leite, " ressalta Dra. Tereza.
Ascom
0 comentários