"Aquele espaço é uma delícia, muito bom, melhor do que ficar na rua comigo. Trabalhei todos os dias com o coração tranquilo graças a iniciativa da prefeita Suzana Ramos que está de parabéns", disse dona Maria de Fátima, catadora de recicláveis que pôde contar com o espaço de acolhimento organizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), para deixar a filha todas as noites enquanto trabalhava.
O espaço da Sedes foi montado para acolher crianças e adolescentes, filhos dos catadores de recicláveis e de ambulantes, que precisaram trabalhar durante o Santo Antônio das Tradições 2023. O festejo ocorreu de 7 a 10 de junho e o local, um ambiente acolhedor, foi montado próximo ao evento, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).
A coordenadora da Abordagem Social da Sedes, Aparecida Vieira, ressalta que as crianças foram acompanhadas durante os quatro dias do Santo Antônio das Tradições por educadores e assistentes sociais da Sedes e, enquanto estavam no observatório, participavam de atividades com brinquedos, podiam assistir filmes, contação de histórias, lanches e até dormitório. "A satisfação dos pais é uma coisa que nos deixa felizes. Só em eles poderem trabalhar sem a preocupação, para nós, é muito válido", disse Aparecida.
Por dia, o observatório da Sedes recebeu entre 10 e 20 crianças e adolescentes. Dona Adriana Rodrigues é ambulante e vendeu bebidas durante o festejo junino de Juazeiro. A filha de 10 anos e a neta de 1 ano ficaram no espaço organizado pela Sedes. "É muito bom, muito legal. Já trabalhei em festa em outra cidade e não tinha um espaço como esse que tem aqui. Lá, a minha filha precisou dormir no pé da barraca. Aqui em Juazeiro tem um lugar com pessoas que cuidam direito. Eu tenho toda confiança. A gente trabalha em paz, sem preocupação. Isso para mim é muito importante", ressaltou a ambulante.
Amanda Franco – Ascom Sedes PMJ
0 comentários