Prefeitura de Juazeiro reforça sobre horário de atendimento do Cadúnico

Após a ampliação no horário de atendimento até 17h na sede do CadÚnico durante o mês de maio, a sede voltará ao horário normal, das 8h às 14h a partir desta quinta-feira (1). O horário estendido foi para atualização de cadastros bloqueados do Unipessoal pelo governo federal. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), reforça como é realizado o agendamento no CadÚnico e os serviços que são disponibilizados no local.

De acordo com a gerente do CadÚnico, Laurinete Licia de Souza, o agendamento para o CadÚnico pode ser feito no site da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br/) onde há um link que direciona para a agenda social. "Nós abrimos a agenda para atendimento na sede do CadÚnico ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) a cada 15 dias", explicou Laurinete.

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país. Para fazer o cadastro, a pessoa tem que ter renda mensal de até três salários mínimos. "Quando está inscrito no Cadastro Único a pessoa tem direito a diversos programas sociais, entre eles, o Bolsa Família em que a renda per capta tem que ser até R$ 218,00, o BPC Loas que é benefício para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que nunca contribuíram com o INSS. Neste caso, a renda per capta do BPC é de três quartos do salário mínimo. Tem a Tarifa Social de Energia que a renda per capta é meio salário mínimo. Tem o auxílio gás que a renda é de meio salário mínimo, além de outros benefícios como a Carteira do Idoso, ID Jovem e Minha Casa, Minha Vida", destacou Laurinete.

Inscrição no Cadastro Único-A gerente do Cadúnico explica que a família tem que estar com os documentos originais e apenas uma pessoa da família é a responsável pelo cadastro. "A família vai com todos os documentos originais de quem mora na casa. O cadastro é feito por família, preferencialmente mulher, ou seja, duas pessoas na mesma casa não pode ter dois cadastros. Ressaltamos que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no programa Bolsa Família. A seleção das famílias é feita por um sistema automatizado a partir dos dados informados no Cadastro Único e das regras que cada programa oferece. É bom lembrar que não há interferência no processo. É feito diretamente pelo governo federal", disse Laurinete.

 

 Ascom Sedes PMJ