O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro tem buscado atender todas as solicitações dos usuários relacionadas ao esgotamento sanitário, porém, as equipes têm se deparado com diversos materiais indevidos ocasionando obstruções na rede, que provocam extravasamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças.
Entre os resíduos mais encontrados pelo o SAAE nas redes estão: plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção e óleo de cozinha. No último trabalho de desobstrução, por exemplo, feito no Residencial Brisas da Serra, foram encontradas peças de roupas íntimas na tubulação.
Com o intuito de minimizar essas ocorrências, o SAAE orienta a população quanto ao uso correto da rede de esgoto:
O óleo de cozinha, por exemplo, deve ter destino adequado e jamais ser lançado na rede de esgoto. Além de danificar seriamente as tubulações, compromete o meio ambiente.
Os resíduos sólidos, como garrafas, latas e roupas, encontrados com muita frequência dentro das redes coletoras, também são os maiores causadores de problemas de entupimento, assim como os resíduos orgânicos (comida) que não devem ser colocados na rede de esgoto.
Também é importante não jogar lixo nas ruas, para não ocorrer obstruções das galerias. A prevenção ainda é o melhor caminho.
"O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. Qualquer objeto diferente pode causar entupimento, formando um bloqueio e impedindo a passagem normal do efluente. Assim, os dejetos se acumulam, prejudicam o fluxo do esgoto e acabam ocasionando vazamentos em pontos mais baixos da tubulação ou até mesmo o retorno do esgoto para dentro dos imóveis e implicações no processo de tratamento", explica a engenheira Louise Chiochetta, gestora de Obras e Projetos do SAAE.
Atendimento-Para que esses e outros problemas sejam resolvidos pelo SAAE, é importante ressaltar que os moradores precisam comunicar a situação, através da central de atendimento no número (74) 3614-9800, munidos de endereço e nome completo.
Ascom PMJ/SAAE
2 comentários
22 de May / 2023 às 14h42
Srs leitores. Eu, enquanto Juazeirense, me sinto ultrajado, quando assunto é saneamento básico, infraestrutura da cidade e afins. Com relação a matéria, infelizmente, não observamos a autarquia ,com estrutura para atender a demanda, não sabemos qtos carros próprio o órgão tem, para atender a sociedade, e, a arrecadação mensal, taxa de esgoto, coleta de lixo, sem falar consumo de água, todos os meses, são sagrados. A gestões anteriores, foram as que mais, arrecadaram e, a atual, pegou todo esse descaso. Há anos, continuamos pagando taxa esgoto, não sabemos qual montante da dívida e, quando acab
22 de May / 2023 às 14h50
Srs leitores. Dando continuidade ao comento, digo que ao longo dos anos, a cidade não foi bem gerida, era para o SAAE, ter veículos próprios, para atender a demanda, e, não ficar alugando/locando veículos de cabos eleitorais, para apoiar eventual candidatura. Aproveito para dizer o mesmo, do 2° maior entreposto do país, mercado do produtor, arrecada volume grande de recursos, mas, não oferece mínimo para os comerciantes e, todos envolvidos nesse processo, que na condição de ex feirante, se tem um ante que fez pouco, foi governo do estado.