O governo federal vai reincluir, no projeto da Transnordestina, o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Grande Recife. Em entrevista à TV Globo nesta sexta (19), o ministro dos Transportes do governo Lula (PT), Renan Filho disse que Pernambuco não ficará de fora da ferrovia, como anunciado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao ser entrevistado ao vivo no estúdio do Bom Dia Pernambuco, ele também falou sobre investimentos na requalificação de rodovias federais que cortam o estado e na obra do Arco Metropolitano.
Confira, a seguir, os assuntos abordados pelo ministro dos Transportes durante a entrevista e vídeos com as respostas dele: Transnordestina, Arco Metropolitano, BR-101, BR-232, BR-104.
A União está em tratativas com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco;
Depois de pronto, o ramal deve ser integrado a ferrovias nas regiões Norte e Sul, para facilitar a circulação de mercadorias e insumos no país.
“A concessionária está fazendo a obra de Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, no Sertão pernambucano, e de Salgueiro até o porto de Pecém, no Ceará. [O ramal] de Salgueiro até o Porto de Suape pode ser feito por recursos privados, se houver interessados, tem até uma autorização que pode ser viabilizada, ou pode ser feita com recursos públicos. Não vai precisar o outro trecho ficar pronto”, afirmou o ministro.
Uma das propostas para a construção do arco é a divisão de trechos. Um deles, na parte sul, ficaria com a União. Outro, ao Norte, vai para o estado. Esse último causa polêmica por passar por área de proteção ambiental;
O governo federal trata o arco como necessário, a exemplo dos que já existem em São Paulo e Belo Horizonte. O montante necessário para construí-lo em Pernambuco é R$ 1,5 bilhão;
A sugestão da divisão de trechos vai ser levada ao presidente Lula, que vai anunciar um novo plano de investimentos do governo federal.
“O Arco Metropolitano é uma obra fundamental para a estabilização dessa dificuldade gigantesca que é a BR-101 cortar uma metrópole que é o Recife, que se junta a Jaboatão dos Guararapes, a Olinda, e o fluxo é muito grande. A gente precisa ter o Arco Metropolitano. Várias grandes cidades do Brasil estão fazendo”, declarou Renan Filho.
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