Vários leitores da Rede GN chamaram à atenção para uma situação inusitada registrada no centro da cidade.
"Juazeiro é uma cidade sem lei, na rua Floriano Peixoto um comerciante colocou barras de ferro e correntes para impedir os carros de estacionar em frente à sua loja. Essa nossa Juazeiro é uma comedia. É um ponto comercial, não tem garagem. CSTT, isso pode?" questionou o leitor.
O renomado advogado Ricardo Penalva que já coordenou o Procon de Juazeiro em contato com a nossa reportagem também criticou a atitude.
"Comerciante da Rua Floriano Peixoto literalmente marcou a sua vaga para estacionamento, fixou essas barras de ferro no asfalto e passou correntes. Muitos comerciantes e moradores da Sete de Setembro, Antônio Pedro e Floriano Peixoto estão fazendo a mesma coisa, mas com cones removíveis" denunciou o advogado.
"Se já não bastasse a dificuldade para achar vaga (por causa da retirada da zona azul apenas nessas ruas), ainda temos que nos deparar com esse tipo de atitude ilegal de alguns comerciantes e moradores" pontuou Ricardo Penalva
Ainda segundo o advogado "É proibido colocar cones ou impedir o estacionamento, tendo em vista que a rua é pública".
A reportagem encaminhou as denúncias para a CSTT - Companhia de Segurança Trânsito e Transportes de Juazeiro.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro - CTB
Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:
I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;
Art. 246. Deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa, agravada em até cinco vezes, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco à segurança.
Parágrafo único. A penalidade será aplicada à pessoa física ou jurídica responsável pela obstrução, devendo a autoridade com circunscrição sobre a via providenciar a sinalização de emergência, às expensas do responsável, ou, se possível, promover a desobstrução.
NOTA DA CSTT DA PREFEITURA JUAZEIRO
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro informa que uma equipe do setor de engenharia de tráfego irá até o local para apurar a situação relatada.
A CSTT orienta ainda que a população se dirija até o órgão para formalizar suas reclamações e denúncias, como também solicitar a implantação de lombada/redutor de velocidade, sinalização, contribuindo para que as ações de fiscalização sejam realizadas com mais agilidade.
A CSTT se coloca à disposição para mais informações, basta ligar para o número (74) 3611-8836 ou na sede do órgão na rua Oscar Ribeiro, sem número, Centro.
Ascom CSTT
Da redação Rede GN
25 comentários
14 de Apr / 2023 às 07h03
isso dai nao é responsabilidade da cstt. é responsabilidade da semaurb.
14 de Apr / 2023 às 08h32
Aqui em Juazeiro quem manda é o povo. A Av visconde do Rio Branco, área financeira parece uma favela.O poder público municipal não existe.Terra sem Lei.
14 de Apr / 2023 às 08h46
Nas minhas andanças pela cidade, já vi veículos estacionados sobre faixa de pedestres, sobre calçadas, a menos de 5 metros de esquina, em locais com faixa amarela, obstruindo acesso a cadeirantes, fazendo ultrapassagem sobre a faixa de pedestres e até obstruindo acesso a garagem. Ou é falta de educação no trânsito ou condutor não habilitado.
14 de Apr / 2023 às 08h54
SEI QUE O ASSUNTO É OUTRO, MAS QUE ACHA O NOBRE ADVOGADO FALAR E AGIR TAMBÉM COM RELAÇÃO AOS VEÍCULOS ESTACIONADOS EM GARAGENS E QUE A PREFEITURA/CSTT NÃO TOMA PROVIDÊNCIAS, QUE ACHA DE FALAR E AGIR TAMBÉM COM OS BARES DA CIDADE SOBRE TUDO OS DA ORLA, QUE TAL FALAR E AGIR NA FALTA DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E DEFICIENTES NAS PORTAS DE HOSPITAIS, CLINICAS ETC NA CIDADE. FALE AÍ!!!
14 de Apr / 2023 às 10h09
Venham ver na rua do cajueiro, o pessoal colocou 2 baldes com concreto pintados de azul e uma madeira enfiada sendo que nao tem garagem na casa. Já proximo a uneb
14 de Apr / 2023 às 10h39
Aos poucos o centro de Juazeiro está sendo esvaziado. Atitudes como essa, preços caros e zona azul fazem as pessoas preferirem comprar na net ao invés de perder o dia para comprar um sapato que seja. O centro ainda sobrevive pela falta de conhecimento e preconceito do povo em relação as compras online e pelo preconceito de muitos empresários ainda que não investem na periferia. Diversas avenidas movimentadíssimas e pouco comércio.
14 de Apr / 2023 às 12h59
Com a marreta no comando, pode TUDO.
14 de Apr / 2023 às 13h46
É falta de educação deste povo ! ta uma esculhambação ninguém respeita não ninguém.
14 de Apr / 2023 às 14h04
Ora. Pelo que se ver cada morador de Juazeiro tem um jogo de cone e usa como quer e quando quer. A fiscalização é zero. A propósito na travessa que passa pela rua do paraiso, saindo da estação do SAAE até aquele semáforo próximo ao hospital regional, tem 2 edificios que simplesmente tomaram a calçada e fizeram uma descida para garagem subterrânea, quem quiser passar que use a rua. Cadê a fiscalização?
14 de Apr / 2023 às 14h08
voces voltaram em suzana entao nao reclame so reclama aqueles que voltaram
14 de Apr / 2023 às 14h11
prefiro compra roupas ou sapato em petrolina do que aqui em juazeiro na internet nao vai da pra compra mais nosso querido ministro fernando haddad que que o cara pague imposto entao vou compra em petrolina juazeiro nao vou compra porcausa dessa zona azul petrolina tem zona azul tmabem mais eu deixo o meu carro na prasca da igreja matriz que nao tem zona azul e vou nas lojas
14 de Apr / 2023 às 16h23
Me admiro, falar do comerciante, e não enxerga na orla novo que a rua virou salão de festas, isso ninguém ver, a Areia dos bares novo da orla, as cadeiras é tudo na rua , e ainda nem passa carro, quando vou a igreja mais a frente tem que deixa o carro muito antes desse bares, porque a rua é o salão deles, que hipocrisia viu
14 de Apr / 2023 às 16h26
Me admiro, falar do comerciante, e não enxerga na orla novo que a rua virou salão de festas, isso ninguém ver, a Areia dos bares novo da orla, as cadeiras é tudo na rua , e ainda nem passa carro, quando vou a igreja mais a frente tem que deixa o carro muito antes desse bares, porque a rua é o salão deles, que hipocrisia viu
14 de Apr / 2023 às 16h35
Cstt, semaurb são órgãos falidos da nossa cidade. Precisa alguém perder seu tempo de ir até lá fazer denúncias? A cidade não tem leis nem regras e eles figem que não vê. Na Adolfo Viana principal via da cidade ao lado da atrativa móveis tem um comércio que construiu em cima da calçada faz anos, obrigando os pedestres a dividir a pista com os carros. Mesmo após denuncias eles nunca fizeram nada. Igualmente muitas casas na cidade constroem garagem na calçada e mesmo com denuncia nada é feito. Por isso estamos fadados ao fracasso e baixo desenvolvimento.
14 de Apr / 2023 às 17h52
Em plena era digital a prefeitura ao invés de criar canais ágeis de comunicação com a população, manda o povo se deslocar para a CSTT: "A CSTT orienta ainda que a população se dirija até o órgão para formalizar suas reclamações e denúncias".Haja incompetência! Se não querem fornecer um número de zap, pelo menos acessem os comentários nos blogs da região. Ja fica um questionamento: Quando vão disciplinar o uso de calçadas, ocupadas indevidamente por comerciantes?
14 de Apr / 2023 às 17h54
De frente ao hospital Regional, perto do semáforo, tem uma lanchonete q se apropriou da calçada, os pedestres são obrigados a transitar no meio da rua, entre os carros, e os clientes estacionam seus possantes praticamente embaixo do semáforo.
14 de Apr / 2023 às 19h04
Se nenhuma providência for tomada será um caos se cada morador resolver lotear as ruas.. Ninguém é dono do espaço público.
14 de Apr / 2023 às 21h02
E na rua da 28 que tem um bar que o dono coloca as mesas na rua pra fazer de cassino e ninguém toma providências!.
14 de Apr / 2023 às 22h40
Perfeito Zé ninguém. Um aplicativo até um número de whatsapp disponível serviria pra se fazer a denuncia. Mas ele mandam as pessoas irem até o órgão justamente para não ter a denuncia e eles não terem que se indispor com o morador transgressor. O poder público municipal pensa que se fizer isso perde votos então prefere não enfrentar o problema, mas na verdade eles não sabem que perde voto se não organizar a cidade. Escrava ela não será reeleita desse jeito.
15 de Apr / 2023 às 11h01
O Comércio gera EMPREGOS em Nossa Cidade estou do lado com comerciante e contra a Esquerda que só trabalho contra quem gera EMPREGOS.
15 de Apr / 2023 às 12h02
Bom dia , a falta de fiscalização e enorme,fazem vista grossa, na rua perpétua , bairro alagadico e um absurdo na esquina tem uma casa lotérica onde as pessoas estacionam no meio da rua, e ninguém toma atitude, os fiscais de trânsito vê e não enxerga .Cuida secretaria eleição vem ai
15 de Apr / 2023 às 17h06
O nosso Juazeiro, o trânsito parece o da índia, carro, cavalo, carroça, cabra, mto de jumentos etc.
18 de Apr / 2023 às 13h25
Recentemente foi inaugurado uma lanchonete/Bar, ao lado daquela Lotérica, que fica próxima ao INSS. Eles estão colocando a vida das pessoas em risco, ao colocarem suas mesas em plena Avenida Adolfo Viana. Só passar por lá no finalzinho de tarde que as mesas já estarão lá, o cão que senta ali com os veículos transitando em alta velocidade!
20 de Apr / 2023 às 05h49
Caro leitor ederson, o correto é "votaram", e, com relação as principais lojas on line, não pagaremos impostos.
24 de Apr / 2023 às 19h08
Pior é ver bicicletas transitando em cima dos calçadões !!! POXA , CICLISTAS MONTADOS NO MEIO DO POVO. DESÇAM DA BICICLETA SEUS ENERGUMENOS ! Pior é ver as vezes guardas municipais fazendo vista grossa !!! QUE LUGAR DE DOIDO ESSE JUAZEIRO BA!!!. Ex-. Aquele CALÇADÃO que vai do Estádio até a Pça da Misericórdia. UMA VERDADEIRA PIADA !!. P