O Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco, é a maternidade que mais realiza partos no Estado. Somente no mês de março foram realizados 523 partos, sendo 48,5% desse total, através de cesarianas. O HDM é a única unidade de saúde em atendimento materno e infantil de alto risco que presta assistência para uma Região Interestadual do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), com abrangência de 53 municípios e uma população de mais de 2 milhões de habitantes no Sistema Único de Saúde – SUS.
No mês de março, o HDM atendeu 5.462 pacientes. Na Triagem Obstétrica do hospital, foram atendidas 58 mulheres por dia, totalizando 1.801 no mês. Além disso, o Pronto Socorro Infantil do Dom Malan, atendeu 3.661 pacientes. Uma média de 118 crianças por dia nessa ala. O hospital possui 10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica que estão frequentemente lotados. Foram realizados 20.637 exames laboratoriais, 2.072 exames para atendimento de ambulatório e urgências.
A unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Materna.
Balanço de Fevereiro
No mês de fevereiro o Hospital Dom Malan realizou 504 partos, entre normais e cesarianas. Foram realizados 5.330 procedimentos na unidade, entre partos, cirurgias, atendimento de ambulatório, urgências obstétrica e pediátrica.
Ascom
1 comentário
14 de Apr / 2023 às 14h31
Srs leitores. O que diferencia o HDM, por exemplo da Maternidade da nossa Juazeiro, penso estrutura física, de pessoal etc...,mas, não tem como atender população estimada, é brincar de fazer saúde, saúde de qualidade. No meu pouco entender, cada cidade da região compreende rede PEBA, deveria ter sua maternidade, se tem secretaria de saúde, não deveria ser só para encaminhamento. Aproveito para parabenizar o gestor de Uauá, que segundo soube, fez uma maternidade lá, Uauaenses, nascem é lá no seu lugar, não em cidades outras por descaso com coisa pública.