Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a TV Escola Juazeiro – Canal do Saber, iniciativa pioneira em Juazeiro e idealizada pela Gestão Suzana Ramos, tem realizado um ciclo de programação lúdica em escolas da rede municipal de ensino, apresentando o novo formato de funcionamento da TV, que além de ter migrado para plataforma web, nesta nova fase tem buscado promover o protagonismo estudantil, através da formação de núcleos compostos por professores, coordenadores, gestores e famílias, onde se pretende compartilhar o dia a dia da Escola a partir da participação dos alunos na construção do conteúdo da TV.
Nesta terça-feira (11), a equipe da TV Escola Juazeiro realizou uma visita aos alunos da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, o momento foi marcado por uma série de atividades recreativas como: show de mágica, brincadeiras, contação de histórias e apresentação lúdica da nova proposta de programação da TV que passará a ser exibida no endereço: www.tvescola.juazeiro.ba.gov.br, após o processo de conclusão do site.
De acordo com a coordenadora pedagógica da TV Escola, Adriana Campana, a programação já contemplou outras unidades de ensino e segue com atividades programadas em outras escolas da rede municipal. "A proposta é realizar as visitas durante todo mês de abril e maio, sempre articuladas junto a coordenação, gestão e professores das escolas, com o intuito de fortalecer esta parceria tão potente na construção de conteúdos educativos de excelência, com a participação efetiva dos alunos enquanto protagonistas do ensino", disse Adriana.
A Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, também recebeu a equipe da TV Escola no dia 4 de abril, e avaliou a iniciativa de forma positiva. "A proposta inovadora da TV Escola fortalece a aprendizagem dos nossos alunos, trazendo o audiovisual e a tecnologia para a educação. Precisamos aproveitar esse presente que temos em mãos", comentou Katiane Soares, gestora da Escola Nossa Senhora das Grotas.
Segundo o diretor da TV Escola, Armando Lopes, as atividades desenvolvidas neste momento de transição buscam elucidar sobre o novo formato da TV Escola e fortalecer este vínculo com a comunidade escolar, trazendo informações sobre o processo de produção de conteúdo audiovisual. "Este encontro é o ponta pé inicial para uma parceria necessária com gestores, coordenadores, crianças e responsáveis, sempre pensando na aprendizagem significativa e contextualizada dos estudantes" afirma Armando.
Com entusiasmo e bastante interação, a estudante da Escola Estação do Saber, Helena Alves Vieira, de 8 anos, falou sobre o momento. "Eu estou me divertindo muito e aprendendo bastante sobre a TV Escola. Já estou ansiosa para conhecer o novo site", disse a estudante.
Ascom PMJ
0 comentários