O prefeito Simão Durando participou ativamente, neste domingo (26), de um esforço conjunto com médicos, enfermeiros e técnicos da Saúde para o início da campanha de conscientização da vacina para as crianças e adolescentes de Petrolina.
A ação encampada pela prefeitura foi iniciada com um Dia D no bairro João de Deus, com direito a apresentações musicais e participação de "super-heróis" para estimular o público infantil e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacina.
A mobilização, que conta com atividades e ações de saúde e comunicação em massa, tem o objetivo de elevar as coberturas vacinais para proteger esse público de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação, além de fortalecer a barreira e garantir que diversas doenças permaneçam erradicadas no país. Somente neste primeiro dia de campanha foram aplicadas 535 vacinas em crianças de 2 meses a 6 anos e em adolescentes de 12 anos a 17 anos.
O prefeito Simão Durando, que está liderando essa força-tarefa, entre várias secretarias e a população, para conscientizar sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, acompanhou de perto o evento de abertura. O gestor reforçou que a campanha se estende ao longo dos próximos meses e as Unidades Básicas de Saúde estão prontas para receber diariamente a população interessada em garantir a dose preventiva.
"Essa campanha vem para alertar a população sobre a importância das vacinas, mostrando que todas são extremamente seguras, eficazes e conhecidas há muitos anos. Porém, alguns fatores, como a desinformação, por exemplo contribuem para a queda nas taxas de imunização que vem sendo registrada nos últimos anos. A proliferação de inverdades sobre a segurança dos imunizantes representa um obstáculo e por isso, pensamos nessa campanha, alinhando a saúde e a comunicação para transpor essas barreiras. A partir de agora, ela continua nos postos de saúde, pelos próximos meses", concluiu.
Estão sendo disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico vacinal: BCG; Hepatite A; Hepatite B; Penta (DTP/Hib/Hep. B); Pneumocócica 10 valente; Vacina Inativada Poliomielite (VIP); Vacina Oral Poliomielite (VOP); Vacina Rotavírus Humano (VRH); Meningocócica C (conjugada); Febre amarela; Tríplice viral; DTP (tríplice bacteriana); Varicela; HPV quadrivalente; Menigocócica ACWY e COVID 19. Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança ou do adolescente, a recomendação é procurar um posto de vacinação.
Ascom Petrolina - Fotos: Ayrton Latapiat
0 comentários