Quando o relógio bate 7h da manhã, Ana Paula Carneiro Barbosa inicia seu turno no Aeroporto Internacional de Petrolina (PNZ) e, pelas próximas 12 horas, assume o posto de agente de Segurança, Prevenção e Emergência (SPE).
Sua rotina é dinâmica, cercada de desafios diários e aprendizados constantes: “Desde que entrei para a equipe, mostrei que sou capaz de exercer a função com a mesma competência que os demais colaboradores. Comigo não tem essa de mulher ser o sexo frágil”, destaca.
Com formação técnica em Segurança do Trabalho e em Bombeiro Civil, Ana Paula viu na mudança de gestão do aeroporto para a iniciativa privada uma oportunidade de alçar novos voos em sua carreira profissional. Até então, ela não tinha imaginado trabalhar no setor, mas decidiu se inscrever no processo de seleção da CCR Aeroportos, que administra PNZ desde março do ano passado, e foi contratada para integrar a equipe de SPE - setor que atua para assegurar um ambiente operacional seguro para passageiros e colaboradores, mediante análise permanente dos riscos presentes no ambiente aeroportuário.
“Trabalhar com aviação é totalmente novo para mim. Estamos permanentemente atentos à legislação de segurança da aviação civil, acompanhamos operações especiais, bem como as atividades diárias dos vigilantes, equipe do Corpo de Bombeiros Civis e de assistência de saúde. Fazemos rondas patrimoniais e de pista, além de outras funções administrativas, como o credenciamento dos colaboradores que precisam acessar áreas controladas e restritas do aeroporto”, detalha a agente de SPE.
Às mulheres que desejam ingressar na aviação, Ana Paula deixa um conselho: “A busca por seus objetivos só depende de você. Um mundo de oportunidades te espera. O caminho pode ser longo, difícil, mas com determinação e perseverança você chegará! Acredite, trabalhe duro, sonhe... Voe alto!”.
Ascom Aeroporto de Petrolina/CCR Aeroportos
0 comentários