A Secretaria da Saúde de Salvador (SMS) colocou novamente o bloco na rua na sexta-feira (17) para monitorar os pontos de comercialização de alimentos e bebidas montados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, na Barra, Ondina e Centro Histórico, principais roteiros da folia.
A mobilização da SMS tem como principal objetivo identificar as situações consideradas críticas e de risco à saúde da população, a possibilidade de resolução dessas inadequações, além de orientar os comerciantes e promover ações de prevenção de doenças consideradas evitáveis.
A Vigilância Sanitária de Salvador (VISA) realizou mais de 1.000 inspeções em lanchonetes, bares, restaurantes, balcões, barracas, ambulantes, baianas de acarajé, food trucks, camarotes, serviços de saúde, blocos, carros de apoio, dentre outras atividades durante o segundo dia de Carnaval de Salvador. Apenas dois locais foram interditados cautelarmente pela VISA. Os espaços estão sendo monitorados com intensificação das orientações educativas sobre acondicionamento de bebidas e alimentos, manipulação de materiais e cuidados preventivos.
As ações realizadas pela Vigilância Sanitária são efetivas na eliminação, diminuição e prevenção de doenças. A equipe está preparada e vai atuar efetivamente na folia, tornando o melhor Carnaval do mundo, o mais seguro para a população soteropolitana, turistas e visitantes, destacou a Coordenadora do Carnaval da VISA, Gilmara Macedo.
Durante as ações de fiscalização foram registradas seis infrações sanitárias em decorrência das más condições de higiene e conservação de alimentos, comercialização de alimentos fora da validade determinada pelo fabricante e de medicamentos controlados sem a presença do responsável técnico farmacêutico, além de infraestrutura inadequada em dois postos de saúde de blocos carnavalescos.
0 comentários