É com imenso pesar que o Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) comunica o falecimento, da Professora doutora Alpina Begossi, ocorrido nesta quarta-feira (8), aos 64 anos.
Com um legado brilhante na área de Ecologia, a pesquisadora foi considerada uma das 100 mil cientistas mais influentes do mundo e uma das 600 do Brasil pelo ranking da revista científica Journal Plos Biology em 2020. O documento apresenta os cientistas mais influentes do mundo. Drª Alpina Begossi possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e Doutorado em Ecology pela University of California, Davis (1989). De 2006 a 2014, foi diretora do Fisheries and Food Institute (Fifo), instituto que ajudou a fundar e que se dedica à pesca, diversidade e segurança alimentar. Já presidiu a Society for Human Ecology (SHE) nos anos de 2006 e 2007.
Acadêmica renomada, Begossi publicou diversos artigos científicos e livros sobre Ecologia Humana, manejo e conservação de recursos pesqueiros, além de economia ecológica. Também era pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa).
Não foi informada a causa mortis. O velório da Professora Alpina será realizado nesta quinta (9/2), das 14h às 17h, na Sala A do Cemitério Parque das Aléias, Alameda dos Flamboyants, s/n, em Campinas – São Paulo.
Da Redação RedeGN
0 comentários