Leitor reclama "do grande aumento no número de animais soltos pela ruas de Juazeiro e aponta falta de política pública. Confira: Prezado Geraldo e leitores do Blog,
Tenho observado um grande aumento no número de animais, de várias espécies, soltos pelas ruas da cidade de Juazeiro. É de impressionar! Estão em todos os bairros.
São, em sua maioria, cães e gatos, mas há também bodes e cabras, carneiros e ovelhas, jumentos, bovinos e equinos. Isso, de cara, demonstra uma falta de zelo do poder público com a nossa cidade.
Com relação aos cães, além do aspecto de abandono e da falta de cuidado com os bichinhos, há também uma questão de saúde pública. A maior parte desses animais está doente, com sarnas, feridas, parvoviroses, raiva, leishmaniose ou qualquer outra. Essa situação pode por em perigo a saúde dos humanos. Além do mais, estão constantemente em reprodução, transitando em bandos pelas ruas de Juazeiro.
Os ruminantes, criados em quintas de casas que estão dentro da zona urbana, pastam nos terrenos baldios, mas comem também as árvores e plantas ornamentais que outras pessoas cultivam, além de sujarem as ruas com suas fezes. Os maiores, cavalos e jumentos, além de tudo isso, podem causar sérios acidentes.
De fato, a situação é grave e é consequência da ausência de uma política pública eficiente para tal. A sugestão é de que sejam executados projetos para reestruturação do centro de zoonoses, da equipe que trabalha com o assunto e dos materiais e equipamentos (incluse veículos) para que os animais sejam capturados, levados a este centro, tratados, castrados, cuidados e disponibilizados para adoção, ou sacrificados, conforme o caso.
O que não pode ocorrer é continuarmos a ver essa situação, cada vez mais corriqueira, e tê-la como normal. Cabe a Prefeitura Municipal de Juazeiro agir para resolver o caso, ou seja, cuidar, ter zelo, com nossa cidade.
Manoel Pires
PS: A redação encaminhou a reclamação do Manoel Pires para assessoria da Sedur - Secretaria de Meio Ambuente e Ordenamento Urbano.
Espaço Leitor Foto arquivo redegn Ney Vital
5 comentários
15 de Jan / 2023 às 16h47
Já não é o primeiro a reclamar, já foram muitas reclamações, e o pior desastre nosso foi ter votado nessa mulher, infelizmente mais uma vez, Juazeiro sai perdendo. Ela não tem a mínima condição de governar uma cidade.
15 de Jan / 2023 às 20h24
E absurdo o descaso e sem falar crueldade,são seres vivos e sofre fome, abondono e doença e de corta coração. Petrolina trata a causa animal com mais humanidades.
15 de Jan / 2023 às 23h59
Prefeita negligente, incompetente, Prefeita vacilão, todos os dias eu conto 20 cachorros ou até mais na portaria do condomínio TERRA DE SONHOS toda a família da Prefeita com todos os afins moram nesse ferefido condomínio, mais ninguém faz nada! Se na porta da casa dela, ela não faz nada, porque faria no restante da cidade?
16 de Jan / 2023 às 06h52
Juazeiro está abandonado a prefeita não tem condições de administrar uma cidade como juazeiro
16 de Jan / 2023 às 12h05
De fato, essa é uma coisa que é de responsabilidade da prefeita. E ela nem se pronuncia sobre o caso, ou seja, não está nem aí.