Em 2021, a cidade de Rio Verde, em Goiás, inaugurou um terminal multimodal ferroviário para a operação de grãos e de farelo de soja, ligando de forma mais fácil a Ferrovia Norte-Sul, com acesso ao Porto de Santos.
O novo modal logístico levou ao escoamento mais rápido da produção fazendo com que a cidade, sozinha, tivesse uma fatia de 30% do total de exportações do estado de Goiás em 2022.
Esse avanço logístico ajudou a tornar Rio Verde a melhor cidade para fazer negócios no setor agro, segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela EXAME.
Para a lista de 2022, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária (veja os 100 vencedores abaixo).
Rio Verde representa a 3ª maior arrecadação de ICMS e a 4ª maior economia do Estado, com PIB Total (2016) de R$ 8,34 bilhões, respondendo por 4,6% do PIB de Goiás. O município tem como pilar de sua economia o agronegócio, com destaque para as agroindústrias.
Nesta nona edição, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. A fotografia foi feita com dados referentes até outubro deste ano. Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, avalia ainda que o crescimento do agro na cidade de Rio Verde fomentou também a economia local.
“Quando aumenta o nível de trabalhadores que necessitam de uma mão de obra mais qualificada, há um desenvolvimento de boas escolas, shoppings, comércio. Tudo isso permite que as pessoas migrem para a cidade”, afirma. O prefeito Paulo do Vale (União Brasil) destaca que o orçamento do município é atrelado diretamente ao agro, com 30% da arrecadação de impostos vindo do setor.
Outros 30% vêm do comércio, e 15% de serviços. “É preciso observar que o comércio e o setor de serviços só crescem porque os trabalhadores do agronegócio têm um alto poder de compra. Ou seja, tudo gira em torno do setor”, diz. FRIMESA: Inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina será nesta terça-feira (13) BueLingo: raça de corte americana tem beleza e desempenho aliados Raízen foca na qualidade como diferencial competitivo Novembro fecha com aumento acima de 20% nas exportações gaúchas de carne de frango Cemig SIM lança licitação de R$350 mi para construção de 23 usinas solares em MG.
Fonte: Compre Rural Foto de arquivo
2 comentários
13 de Dec / 2022 às 14h49
Enquanto isso, o comércio local agoniza, as ruas se transformaram em verdadeiras feiras diante a falta de emprego que levou milhares a informalidade, o mercado do produtor, quarto maior do país é uma vergonha. A cidade por onde vc anda, lixo, casas abandonadas em pleno Centro comercial, terrenos baldios, uma desordem urbana e uma gestão que não compreendeu o tamanho que é Juazeiro. Insiste em ser prefeita de praça, posto de saúde e escola. Isso é tarefa de casa. Juazeiro é gigante para a pequenez dos seus gestores e de parte da sua gente que aceita. Minha cidade merece muito mais.
13 de Dec / 2022 às 19h42
Certíssimo Jussara! A incompetência dessa administração é gritante! Prefeita que ninguém vê excesso de funcionários com pouca competência no cargo que ocupam! Um trânsito pra lá de caótico com sinaleiras sem sincronização e agentes de trânsito que nunca aparecem! A não ser para multar de forma obscura! Mas só faltam dois anos! Graças a Deus!