Estreando a primeira etapa de entrega dos chips do Programa Internet Brasil, Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber entrega de chips com banda larga gratuita para estudantes.
A cerimônia de implantação do programa e o início da distribuição dos chips aconteceu nesta quarta-feira (07), na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro João Paulo II.
Na ocasião, compuseram a mesa cerimonial, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, o articulador de Programas Tecnológicos Educacional da Seduc, Francisco Almeida, a gestora da escola Dom Avelar, Yandria Matos, a representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério da Educação (MEC), Bianca Andrade, e a gerente de relacionamento da RNP, Beatriz Zoss.
O programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), oferece conexão banda larga móvel e inclusão digital por meio da disponibilização de 1.700 chips, mais pacote de dados renovado mensalmente com capacidade de 20 GB, para estudantes da rede municipal de ensino. O acesso à internet está sendo concedido a todos os alunos que solicitaram o benefício, incluindo estudantes que fazem parte da mesma família.
Romildo Barbosa Matos, estudante da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, contemplado com a entrega do chip Internet Brasil, falou sobre os benefícios do programa. “Receber esse chip vai me ajudar a superar as dificuldades encontradas para realizar as atividades e rotina da escola, principalmente fora da escola, quando meu acesso a internet é muito difícil. Estou muito feliz e agradecido pela oportunidade”, disse Romildo.
Importância
A prefeita Suzana Ramos destacou a importância do programa. “Estou muito orgulhosa por estar entregando os primeiros chips do Programa Internet Brasil. Juazeiro é o primeiro município brasileiro a implantar e distribuir chips de acesso à internet de forma gratuita, utilizando a tecnologia como aliada da Educação. Hoje nós registramos um novo tempo de oportunidades trazido através de um novo tempo de trabalho, que tem oportunizado a realização de sonhos, por meio da oferta de uma Educação que transforma vidas”, declarou a gestora.
O secretário de Educação e Juventude, Medrado Wank, celebrou a conquista da implantação do programa na Educação municipal. “O programa Internet Brasil cumpre finalidade pedagógica, assegurando a democratização do acesso à internet, oferecendo aos estudantes da rede municipal de ensino, uma conectividade segura e acessível em todos os espaços de aprendizagem, incentivando o desenvolvimento das atividades pedagógicas fora da sala de aula presencial, imprescindível em um mundo globalizado”, disse Wank.
Expectativas
A gestora da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, Yandria Matos, compartilhou seu sentimento de gratidão e expectativas diante da nova conquista. “Estou muito honrada em o Dom Avelar ser a primeira Escola do Brasil a receber esse programa. A entrega dos chips Internet Brasil representa sentimentos de conquista, e de muita gratidão à gestão Suzana Ramos, por sempre buscar estratégias para corrigir os danos causados à Educação durante o período pandêmico. O acesso à tecnologia é sinônimo de transformação de vidas, pois por meio do conhecimento os alunos poderão alcançar um futuro exitoso”, falou Yandria.
Segundo Beatriz Zoss, gerente de relacionamento da RNP, a iniciativa corresponde a um momento de grande relevância para uma retomada eficaz das atividades educacionais, pós período pandêmico. “Esse momento corresponde à materialização do cumprimento da nossa grande missão, que busca auxiliar a Educação do Brasil, superando desafios, especialmente no cenário pós pandemia da Covid-19. Desta forma, temos procurado oferecer novas tecnologias, incentivando o desenvolvimento, a mobilidade e a aproximação do conhecimento através da conectividade”, comentou Beatriz.
Além de Juazeiro, estão incluídas as cidades de Petrolina e Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba, e Caicó e Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ainda neste ano, cerca de 10 mil chips serão distribuídos para os alunos que cursam o Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, ou Médio em escolas públicas, municipais ou estaduais.
Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ Fotos: João Pedro Soares - Ascom/PMJ
0 comentários