A Rede de Controle da Gestão Pública realiza na próxima segunda-feira (12) evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
O encontro será online, pelo Youtube, e tem o objetivo de debate sobre a atuação dos órgãos de controle, explorando os meios de enfrentamento da corrupção, com foco nas ações de prevenção.
O evento, que é aberto ao público, ocorre das 9h30 às 12h, com transmissão via Youtube (clique aqui) e os participantes terão direito a certificado.
A programação da atividade conta com duas palestras sobre controle e gestão pública. A primeira será ministrada pelo procurador Regional da República da 5ª Região (PRR5), Fábio George Cruz da Nóbrega, do Ministério Público Federal (MPF), que abordará o tema Corrupção, Democracia e Controle. Já a segunda, intitulada Gestão da Ética nas Organizações Públicas, será apresentada pelo auditor Federal do Tribunal de Contas da União (TCU) Jackson Luiz Araújo Souza.
O debate contará com representantes dos órgãos que integram a Rede de Controle: MPF, TCU, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU), Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), Auditoria do SUS na Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), do Estado da Bahia (MPBA) e de Contas (MPC/TCE, MPC/TCM e MPC/TCU), Polícia Federal, Procuradoria-Geral do Estado da Bahia, Procuradoria da Fazenda no Estado da Bahia, Receita Federal, TCE/BA, TCM, e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Saiba mais sobre a Rede (clique aqui).
No âmbito das parcerias da Rede de Controle, o evento conta com o apoio da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib).
A Rede de Controle – Criada em 2009 para aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública, a rede é um espaço colegiado composto por diversos órgãos. Seu principal objetivo é desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
Para alcançar os objetivos traçados, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais que integram a rede articulam esforços, formam parcerias e definem diretrizes em comum por meio de compromissos e ações conjuntas de fiscalização, treinamento e eventos pedagógicos voltados para a população.
Combate à Corrupção – O Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, foi criado pela ONU em 2003 e busca destacar a importância das ações de enfrentamento a este tipo de crime, tendo em vista seus efeitos nefastos para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.
Ascom
0 comentários