A Secretaria de Saúde ampliou as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade. Entre as estratégias, pode-se destacar a visita dos Agentes de Endemias e aplicação de larvicidas nas residências.
Esse tipo de atividade tem o objetivo de incentivar os cuidados em bairros que apresentaram maior incidência de casos apontados no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Durante o último final de semana, os agentes foram em algumas localidades como: Dom Avelar, José e Maria, Loteamento Recife e Residencial Jardim São Paulo.
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da dengue, zika, chikungunya e as atuações das equipes de saúde visam a conscientização das pessoas para locais que possam acumular água parada, estes podem ser possíveis criadouros para o mosquito. Ao todo, mais de 40 Agentes de Combate às Endemias (ACE's) visitaram os domicílios e passaram orientações para os moradores, além de realizarem varreduras por terrenos baldios com descartes de entulhos e lixos a céu aberto. Nos pontos identificados como possíveis criadouros para o mosquito, foram aplicados produtos para evitar a proliferação do mesmo.
Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, esse trabalho faz parte da rotina do ACE's. "A orientação à população é feita no porta a porta, verificando quintais e espaços que acumulam água. Durante a semana muitas pessoas trabalham e não conseguem receber os agentes. Trabalhar com foco na prevenção é uma orientação do Prefeito Simão Durando, com isso, estendemos nossas atividades aos finais de semana para abranger um maior número de domicílios, orientando assim as pessoas nas residências sobre os cuidados internos e também para não fazerem o descarte de lixo comum em áreas abertas, a exemplo dos terrenos, que também pode servir de criadouro para o Aedes aegypti", acrescentou.
Débora Sousa - Ascom
2 comentários
01 de Dec / 2022 às 08h42
Convoque os aprovados do concurso de 2018 pra agente de endemias e chame todos.
28 de Dec / 2022 às 21h14
Porque a prefeitura não convoca todos os agentes de endemias que foram aprovados no concurso de 2018 já que os jornais estão falando da dengue que vem aumentando e tem poucos agentes de endemias.