O Brasil é um país gigante, seja por tamanho de território ou por números de habitantes, com pluralidade de culturas e regiões. Mas agora, mais do que nunca, a pluralidade de opiniões divide o Brasil.
Neymar se contundiu durante o jogo contra a Sérvia e jogador brasileiro tem boa recuperação, mas desfalca o Brasil na fase de grupos. Porém, a lesão vai além da dor que o craque sente.
O país passou recentemente por uma das eleições mais acirradas e com maior polarização da história. Um dos memes mais famosos foi pedindo que as eleições acabassem para começar o clima de copa do mundo. Mas as últimas faíscas dos descontentes ainda afetam o convívio e a união dos brasileiros.
Neymar é muito criticado por suas ações em todos os aspectos, da politica ao comportamento infantil. Alguns dizem "é mais uma celebridade do que um jogador de futebol". E, após demonstrar apoio ao candidato Jair Bolsonaro, as críticas aumentaram, o jogador recebe criticas contundente e algumas pessoas até estão mais favoráveis a torcer pela seleção agora com a saída dele. O Brasil se dividiu novamente, mas agora no futebol.
Para a seleção, Neymar é essencial, no entanto o plantel apresentado tem competência. O craque de 30 anos, está na mais alta prateleira do futebol mundial, mas para boa parte dos brasileiros, ele continua sendo um moleque, ou pior, o "cai-cai".
Então, a novidade da Copa é Richarlison (ou o pombo). O atacante de 25 anos, que atua pelo Tottenham Hotspur, da Inglaterra, marcou dois gols na estreia do time na copa, com direito até golaço. O jogador, além de carismático, apoia projetos e pautas sociais muito importantes nesse país conturbado. Richarlison é embaixador da USP Vida (programa voltado para o desenvolvimento de vacinas, respiradores e outros projetos de combate à pandemia) como também afirmou que apoiaria qualquer movimento de denuncia contra o racismo ou pró movimento LGBTQIAP+, durante os jogos da copa do mundo e ainda fez críticas a Bolsonaro e tem um processo contra seu filho, Flávio Bolsonaro.
Isso o fez ser adorado por quase todos os apoiadores de Lula, que abraçaram o craque não só por trazer a felicidade através de gols, mas por apoiar lutas e movimentos a favor dos direitos humanos. A escolha agora é: Neymar ou Richarlison? Quem é seu favorito?
Com Neymar e Danilo desfalcando a seleção, Tite tem jogadores de todas as posições que correspondem quase no mesmo nível os que estão machucados. Mas o treinador optou por Fred e Eder Militão para o jogo contra Suíça, nesta segunda (28/11). Um time menos criativo e mais fechado, provavelmente com poucas jogadas com ultrapassagens dos laterais, o Brasil pode já se classificar para oitavas de final logo nesse segundo jogo, basta vencer. O Brasil, agora não dividido politicamente, mas também futebolisticamente, segue sua jornada rumo ao hexa na copa do mundo.
João Pedro Tínel, estudante do curso de graduação em Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
0 comentários