O baiano de Juazeiro e ex-Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, está em Sharm El Sheikh, no Egito, onde participa da 27ª conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, evento que reúne as principais autoridades mundiais para tratar de questões ambientais, energéticas e outros temas ligados às mudanças climáticas.
Como convidado, o ex-Ministro, que também representa a empresa Quinto Energy, se faz presente para tratar de questões ligadas a transição energética, com proposta que promove produção do combustível hidrogênio Verde, a partir da geração eólica e solar, projeto que deve garantir transferência de renda para mais de 2 mil famílias do semiárido baiano.
“A Bahia tem potencial para se transformar no maior produtor de hidrogênio Verde do mundo, produção em larga escala e em condições de competitividade sem paralelo. A Bahia tem os melhores ventos, intensidade solar, disponibilidade hídrica, estrutura portuária e industrial”, disse.
Edson Duarte ressaltou que somente a Quinto Energy, em parceria com a gigante alemã Siemens, está desenvolvendo na Bahia projeto com capacidade equivalente a 21 hidroelétricas de Sobradinho. Destacou ainda que a COP 27 reflete a necessidade do mundo que busca por projetos viáveis e que possam acontecer nos próximos anos. “O mundo tem pressa, a planeta sofre os impactos das mudanças climáticas e o Brasil pode ter o protagonismo na transição energética”.
O ex-ministro tem mantido intensa agenda com representantes de governos, organizações não governamentais e representantes de organizações empresariais.
Da redação redeGN/Foto Divulgação/Arquivo Edson Duarte
1 comentário
14 de Nov / 2022 às 15h20
Só observando,agora felicidade total, viajando as custas do povo brasileiro só pra enrolação.