Espaço do Leitor: Casa da Música de Juazeiro

Há uns 5 anos, em conversa com o jornalista Fernando Veloso, eu e minha filha Luiza (que há muito já voltou para Salvador) e o secretário Sérgio Fernandes, convencemos o governo Paulo Bomfim e instalamos a secretaria de Cultura, Turismo e Esportes no casarão centenário da família de João Gilberto.

Fizemos o projeto "Casa da Bossa Nova" fomos conhecer a "Casa de Jorge Amado " no Rio vermelho, estivemos com o Superintendente do Sebrae na Bahia Jorge Khoury que nos apresentou mais tarde ao prefeito de Salvador ACM Neto na inauguração do anel viário João Gilberto (fui representando Juazeiro por ser amigo da família de João).

Tempo depois, uns 4 dias antes do seu falecimento, instalamos ou melhor, plantamos uma pequena semente no quarto onde João Gilberto nasceu: O memorial casa da bossa nova".

Jorge Khoury trouxe até Juazeiro uma grande comitiva do "Sebrae" e o presidente da "Fecomércio" que é admirador da obra de João Gilberto para conhecer o "minúsculo" memorial e muitas parcerias foram sonhadas e nunca realizadas, principalmente pela falta de interesse do então governo municipal.

O museu "Casa da música da Bahia em Salvador, um projeto criado pelo amigo e parceiro Antônio Risério, antropólogo, escritor, poeta, compositor (dos mais iluminados do país) juntamente com Waldeck Ornelas e projeto áudio visual do gênio Gringo Cardia.

O prefeito ACM Neto investiu mais de 100 milhões na obra que é uma das maravilhas de Salvador.

Estive com o então candidato Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia e falei dos nossos projetos, lamentei muito sobre a reforma do centro de Cultura, muito lenta.

Ele me ouviu numa conversa rápida, mostrou muito interesse e o deputado Roberto Carlos e o secretário de Agricultura Leonardo Cordeiro Bandeira são testemunhas e vão me levar até ele depois do dia 1 de janeiro de 2O23. Convidarei também o deputado Zó e o deputado Jordávio Ramos.

Estarei também em Brasília com Joseph Bandeira, senador Otto Alencar (que é conhecedor e admirador da bossa nova) deputada Lídice da Mata e o deputado Daniel Almeida.

Sou compositor e produtor de conteúdo áudio visual. Podem me "xingar" e atirar pedras...eu sou como Rio São Francisco; dou risadas de quem joga pedra em mim.

Estou no fogo é para me queimar sem fugir da chuva.

NA CASA DA MÚSICA DE JUAZEIRO vamos instalar o acervo de João Gilberto, do poeta Luiz Dias Galvão dos "Novos baianos", "da vivíssima estrela Ivete Sangalo e tantos como Edésio Santos, Urbano, Euvaldo Macedo Filho, Pedro Raymundo Rêgo, Neto, Manuca, maestro Carlos Ribeiro.

Em Salvador, visitem o "museu casa da música) tem mais Juazeiro lá do que aqui.

Maurício Dias