Com o propósito de conhecer todas as esferas da sociedade e contribuir para o aperfeiçoamento do sistema prisional, o Corregedor-Geral de Justiça do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou, na última segunda-feira (24,) o Complexo Penal da Comarca de Paulo Afonso, localizada a 471 quilômetros de Salvador.
Desde o início da gestão (fev/2022), a equipe da Corregedoria Geral de Justiça do PJBA (CGJ) realiza visitas nos presídios, em especial nas comarcas do interior. O propósito é promover pontes que possibilitem a ressocialização dos apenados. Para corroborar com esse intuito, na visita de Paulo Afonso, o Desembargador Rotondano, reconhecendo o valor da leitura e a importância na remissão de pena, entregou livros para todas as custodiadas da ala feminina.
A visita foi realizada em conjunto com a Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Aida Maria Sampaio, e teve o objetivo de conhecer a realidade do sistema prisional, contribuir para a melhoria do local e promover projetos de ressocialização.
Na ocasião, o Corregedor-Geral questionou se foram solucionados os principais problemas encontrados na última visita, em junho deste ano, sobretudo a superlotação de algumas celas, a falta de colchões para todos os custodiados e a exposição de esgoto.
"Pude observar uma melhora significativa no Complexo Penal. Tive oportunidade de ver que foram feitas diversas intervenções e obras na estrutura do prédio. Essa parceria entre a Corregedoria Geral e a Seap tem sido produtiva, e hoje vi a realidade bem diferente do que estava quatro meses atrás", avaliou o Desembargador Rotondano. Vale ressaltar que a direção do presídio e a Seap esclareceram que esses problemas foram solucionados.
Também esteve presente na visita o Juiz responsável pela execução penal em Paulo Afonso, João Celso Peixoto Targino Filho.
Ascom TJBA
0 comentários