Codevasf incentiva uso de energia limpa em perímetro de irrigação no Norte da Bahia

A implantação de uma Usina fotovoltaica em uma área cedida pela Codevasf no perímetro irrigado de Maniçoba pode reduzir os gastos com a energia elétrica utilizada no bombeamento de água para irrigação, diminuindo os custos de produção para cerca de 625 produtores rurais.

O Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e o superintendente regional da companhia em Juazeiro (BA), Miled Cussa Filho, participam na manhã da próxima quinta-feira (27), da solenidade de assinatura de um contrato de financiamento entre o Distrito de Irrigação de Maniçoba (Dim) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O objetivo é a implantação de uma Usina fotovoltaica para geração de energia a ser construída em uma área dentro do perímetro cedida pela Codevasf para este fim.
O investimento total está orçado em aproximadamente R$ 24,9 milhões, dos quais cerca de R$ 22,4 milhões serão financiados pelo BNB por meio da linha de crédito FNE Sol.
A iniciativa pretende implantar no perímetro de Maniçoba uma infraestrutura de captação capaz de gerar cerca de 4,5 megawatts de energia limpa, renovável e sustentável, sem a presença do efeito estufa, resíduos ou ruídos.

A Usina deverá ser construída em um terreno de aproximadamente 13,77 hectares, localizada em uma área contígua à Estação de Bombeamento principal do perímetro de Maniçoba, que foi cedida pela Codevasf através de um Termo de Cessão de uso gratuito por 35 anos.
O projeto prevê uma redução dos gastos com a energia elétrica utilizada no bombeamento de água para irrigação, diminuindo desta maneira os custos de produção para cerca de 625 produtores rurais.

A expectativa é de que os equipamentos a serem adquiridos, e que possuem uma vida útil estimada em mais de 20 anos, possam ter seu financiamento quitado em cerca de cinco anos.
Este projeto da Usina fotovoltaica foi apresentado à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, quando esteve em visita ao perímetro Maniçoba, no mês de abril de 2020.
Foi apresentado à ministra um diagnóstico sobre o apoio do banco à agricultura Irrigada e ações na região que podem servir de fomento para uma Política de Irrigação Nacional.
Na ocasião, o gerente executivo do distrito de irrigação de Maniçoba, Valter Matias, fez uma palestra sobre o perímetro para um grupo de técnicos do BNB, apresentando as características do empreendimento rural, a importância socioeconômica do perímetro para a região e os benefícios que a implantação da usina fotovoltaica pode trazer para os produtores rurais.

DIM-Localizado a 36 Km da sede do município de Juazeiro (BA), na BA 210, o perímetro de irrigação de Maniçoba possui 625 lotes agrícolas, sendo que entre eles, 47 pertencem a pequenas e médias empresas e 242 lotes são de produtores rurais.
A cultura que se destaca é a da manga da variedade Tommy, que possui uma produção familiar estimada em mais de 54,8 mil ton/ano, com uma produtividade aproximada de 36 ton/ha neste ano.
Na área destinada a pequenas e médias empresas a produção da manga Tommy ultrapassa 18,7 mil ton/ano, com uma produtividade de 27 ton/ha.
Além de oito variedades de manga, o perímetro produz ainda coco anão, maracujá, uva, mamão, limão, banana, goiaba, melancia, melão, cebola, tomate e cana de açúcar.
O perímetro estima o emprego de cerca de 9,9 mil trabalhadores diretamente, e 39,6 mil indiretamente nas áreas empresarial e familiar.

SERVIÇO-EVENTO: ASSINATURA DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO DE UMA USINA FOTOVOLTAICA NO PERÍMETRO DE MANIÇOBA.
LOCAL: AUDITÓRIO DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DE MANIÇOBA (DIM) - Núcleo Habitacional 1 - KM 36 DA BA 210 (JUAZEIRO A CURAÇÁ)
DATA: 27/10/2022
HORA: 11 HORAS;
CONTATOS: Tel: (74) 3617-8001 E-mail: [email protected]

Ascom Codevasf