O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) ingressou, neste segundo semestre, na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Com isso, a instituição passa a colaborar com a disseminação de estudos e a padronização de metodologias que visem a excelência dos resultados de pesquisas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O NATS do HU-Univasf foi criado visando disseminar e fortalecer a realização de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), sendo uma instância consultiva, de natureza técnico-científica permanente, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Entre as suas finalidades estão: assessorar, técnica e cientificamente, a Superintendência e às Comissões existentes no HU, nos processos que envolvem avaliações, incorporações, desincorporações e substituições de tecnologias em saúde, com base nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando as medidas de impacto documentadas e sua aplicabilidade no contexto institucional.
Segundo a Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS), Tecnologias em Saúde são medicamentos, materiais, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. Neste sentido, a participação na Rebrats é fundamental para promover o processo contínuo de análise e síntese dos benefícios para a saúde e das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias em saúde.
Verifique a lista completa de membros da Rebrats e sua categorização.
Da Redação RedeGN
0 comentários