A Justiça Eleitoral de Juazeiro, Bahia, começou a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 2022, no dia 30 de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-Bahia), foi iniciado o processo de inseminação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas durante o segundo turno das Eleições Gerais.
O trabalho é realizado pelas zonas eleitorais de todo o estado e, conforme cronograma publicado no site do Eleitoral baiano, deverá ser encerrado no dia 26 de outubro. Na capital, o procedimento acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT), localizado em Porto Seco Pirajá, e segue até a próxima segunda-feira (24).
Nesta etapa também ocorre a verificação de integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais. A verificação obedece ao artigo 37 da Resolução TSE nº23.673/2021, devendo ser acompanhada pelas entidades fiscalizadoras.
“Este é um procedimento público, aberto aos partidos e entidades fiscalizadoras. Essa é uma participação importante, pois fortalece a transparência do processo eleitoral”, ressaltou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do TRE-BA, André Cavalcante.
Conforme o secretário, a preparação das urnas para o segundo turno é mais rápida. “O procedimento fica mais simples porque as urnas já estão lacradas e romperemos apenas o lacre da mídia de resultados para inserir a nova, contendo os dados apenas dos cargos e dos candidatos que estão em disputa", explicou. De acordo com Cavalcante, mais de 34 mil mídias de resultado são utilizadas em todo o estado, sendo cerca de 5 mil em Salvador.
PERNAMBUCO: O TRE Pernambuco deu início na última sexta-feira (14), à geração de mídias das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2022. O processo tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos em mais de 24 mil urnas eletrônicas em todo o Estado. É um evento público, realizado nos cartórios, com a presença do juiz de cada zona eleitoral, e acompanhado por representantes de partidos e entidades fiscalizadoras.
Essa semana odas as 122 zonas eleitorais do Estado, englobando as 20.572 seções de votação, terão seu trabalho concluído.
De acordo com a juíza da 4ª zona eleitoral de Pernambuco, Kathya Gomes Veloso, a geração das mídias para este segundo turno das eleições é mais rápida. “O processo é mais célere porque as urnas já estão com os dados do eleitorado e dos candidatos. As mídias agora vão receber aplicativos que ativam os dados dos candidatos concorrentes ao segundo turno das eleições. Além disso, elas são preparadas para armazenar os votos dos eleitores”.
Na abertura da geração de mídias no Recife, a ação foi acompanhada presencialmente pela juíza eleitoral da 4ª zona, Kathya Veloso, e pela promotora eleitoral Maria Fabianna Ribeiro.
Depois da geração de mídias, começará o lacre das urnas eletrônicas. O processo de carga e lacre das urnas utilizadas no segundo turno terá início no dia 19 de outubro, estendendo-se até o dia 26 do mesmo mês. O procedimento também consiste na realização de testes em todos os componentes do equipamento.
Redação redeGN Fotos Ney Vital
0 comentários