Uma cerimônia realizada na noite de quinta-feira marcou a abertura da segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, que este ano tem como tema “Os Frutos do São Francisco”. O evento reuniu representantes das instituições realizadoras, autoridades, parceiros e empresários participantes do festival no espaço Armazém da Caatinga, na Orla II de Juazeiro.
Como aconteceu na primeira edição, o festival, uma realização do Sebrae e entidades parceiras, será no formato híbrido. O consumidor poderá optar entre escolher o seu prato no próprio estabelecimento ou solicitar através do serviço delivery pelo aplicativo pede.ai, apoiador do projeto, com direito a sacola personalizada.
A partir desta sexta-feira (14) até o dia 30 de outubro, 88 pratos estarão no cardápio dos 59 restaurantes participantes. A lista completa está disponível no Instagram oficial do festival: @saboresdejuazeiro.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae em Juazeiro, Cesar Gazzinelli, os estabelecimentos concorrem em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drinks e 100% deles dispõe do serviço de delivery. Em relação a 2021, a atual edição teve um incremento de 25% no número de participantes. Para propiciar uma melhor preparação para os concorrentes, foram realizadas 10 oficinas de capacitação com profissionais de vários segmentos. O encerramento será no dia 28 de outubro, com a apresentação de uma aula-show com o tema Chef na Feira, com o especialista Leandro Nascimento.
Houve também um crescimento de empresas patrocinadoras, apoiadores e correalizadores. Nessa edição, são 15 novos parceiros, entre os quais está a Agro-Indústria do Vale do São Francisco (Agrovale), maior produtor de álcool e açúcar do Nordeste.
De acordo com Higino Canuto, gestor de processos organizacionais, a segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro demonstra o crescimento da culinária regional que trabalha, a um só tempo, a fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura, a partir de sugestões de prato principal, petiscos, lanches, sobremesas e drinks. “Certamente, uma ótima oportunidade para promoção, geração de renda e incentivo ao resgate da cozinha local, enquanto valorização de produtos e conhecimentos tradicionais, visando a valorização do gosto e sabores em plena comunhão com o turismo do Nordeste brasileiro”, ressaltou Canuto.
Parceiro desde a primeira edição, o gerente de marketing do aplicativo pede.ai, Emerson Tanuri, está otimista com o cenário do festival e espera resultados ainda melhores: “Nós continuamos com o propósito de fortalecer o festival, apoiando os empreendedores da região, incentivando a produção de pratos que são característicos do Vale do São Francisco”, assegura Tanuri.
O jornalista e escritor Carlos Laerte, avalia o festival como um marco na gastronomia, no turismo e na economia da região. “Os aspectos turísticos de uma região passam inevitavelmente pelos sabores, cores, os atrativos naturais e pelas belezas da terra, e aqui nós temos isso em abundância. O festival apostou em tudo isso e hoje nos apresentou opções de pratos maravilhosos, harmonizados com as bebidas da região como vinho e sucos naturais. Então, eu acho que o festival é a grande vitrine desse patrimônio”, assegura Laerte.
Correalizadora do festival, a Prefeitura Municipal foi representada pelos secretários Francisco de Assis, da pasta da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e Sérgio Fernandes, da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). Nas palavras do secretário Francisco de Assis, a parceria com o Sebrae para a realização do festival pelo segundo ano seguido é muito positiva. “O crescimento do número de participantes é significativo e a prefeitura não poderia se furtar em dar todo O apoio. Um evento desse porte alavanca também a cadeia turística da cidade e a nossa parceria com o Sebrae só podia dar certo”, comemora o secretário.
Paula Teotônio, Leandro Nascimento e Alfredo Andrade, chefs e influencers, serão os Embaixadores do Festival, responsáveis pela avaliação dos pratos que estão concorrendo nas cinco categorias. Segundo Paula, “os critérios incluem a entrega, apresentação, sabor, inovação, adequação ao tema do festival. Tudo isso conta pontos para que a gente defina os vencedores com o objetivo de fazer com que a gastronomia do São Francisco cresça cada vez mais”.
Ascom Sebrae / foto: divulgação
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