O prefeito de Exu, Raimundo Saraiva, esteve na Secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, em busca de apoio para a realização do Festival Viva Gonzagão. Este ano o município comemora os 110 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.
Na reunião com o Secretário de Cultura, Oscar Paes Barreto e do diretor da Fundarpe-Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Severino Pessoa, o prefeito mais uma vez expôs a importãncia dos festejos em valorização da vida e obra de Luiz Gonzaga.
"A obra de Luiz Gonzaga perpetua de geração para geração, Luiz Gonzaga sempre foi diverso, autêntico e inovador, portanto, juntos, buscaremos fazer um festival do tamanho da grandeza de Luiz Gonzaga, com uma programação, novo espaço de evento, cenário e incentivo à preservação do patrimônio cultural do reinado do baião, como também, ampliar a inclusão das comunidades na construção das festividades.
Na oportunidade o prefeito também manteve um encontro com o atual Governador do Estado, Paulo Câmara.
Para o prefeito de Exu, Raimundo Saraiva Sobrinho, o município aguarda com bastante ansiedade para festejar os 110 anos de seu filho mais ilustre. “A Festa de Gonzagão gera grande expectativa para a população de Exu e para Região do Araripe. É um momento de confraternização dos admiradores do Rei do Baião que vem de todas as partes do Brasil, um momento de troca de saberes. Além de aquecer o comércio local, é um palco para revelar talentos culturais. Maior vitrine de revelação e resistência cultural da região. Temos muito orgulho de estar na terra do nobre Luiz Gonzaga”, declara.
AS KAROLINAS COM K: Ano passado durante as festividades dos 109 anos de Luiz Gonzaga, a presidente da Associação de Mulheres As Karolinas, localizada na Comunidade da Vilha Nossa Senhora Aparecida, a agricultura Cícera Evarista, disse que é neta do artesão, o saudoso Zé Maria que transformava cipó em Arte e que associação surgiu com objetivo de melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres.
A Associação de Mulheres As Karolinas é exemplo superação, esforços, vontade de vencer. "Todas as mulheres artesãs aqui seguem a máxima da música Vozes da Seca, pois queremos trabalhar e ganhar com nosso suor. Queremos trabalhar e mostrar que somos da terra da arte, da terra de Luiz Gonzaga", afirma Cicera.
A associação surgiu para garantir dignidade as mulheres e está em ascensão, se aperfeiçoando para driblar os desafios para Conquistarem seus espaços. “Não é fácil e nem simples, mas é transformador”, afirma Cícera ressaltando que as mulheres fazem tricô, croché, bordado, brincos, e várias miniaturas com a imagem de Luiz Gonzaga.
São cerca de 36 mulheres, todas unidas e com a missão também de capacitar pessoas para a geração de rendas. "As artesãs criam juntas e ganham juntas”.
Redação redeGN Foto Redes Sociais
0 comentários