Sem repreentação há muitos anos na Câmara Federal, a cada eleição o tema "filhos da terra" aperece no cenário político em Juazeiro, com candidatos nascidos em Juazeiro ou domiciliado no município, sugerindo o voto "conterrâneo".
Uma breve passagem nas redes sociais dos candidatos o tema ganha relevância e aponta para uma convergência, mesmo com os candidatos militando em partidos diferentes.
“Se eu posso votar no deputado da minha terra, de Juazeiro, gosto de Juazeiro, porque eu vou votar em candidato que vem de fora, de outro lugar ai”, diz um jovem eleitor local em vídeo publicitáriao produzido pela campanha do candidato Targino Gondim, do Republicanos. Na mesma peça um homem de mais idade, juazeirense, reforça a tese de voto nos candidatos locais e é complementado pelo próprio candidato: "Juazeiro tem mais de 200 mil habitantes e precisa de protagonismo no Congresso Nacional”, reforçou Targino.
A ideia desse voto em “filhos da terra” apareceu em praticamente todas as últimas eleições e é um dos poucos pontos de convergência entre os postulantes a vagas na Assembleia Legislativa da Bahia e à Câmara Federal.
Em Juazeiro nesta eleição, pelo menos três candidatos se colocam como representantes da "terra" para a disputa federal, com domicílio eleitoral ou registro de nascimento no município e já deferidos pela justiça eleitoral: Joseph Bandeira (PSB), Targino Gondim (Republicanos) e Coronel Anselmo Brandão (Avante).
Outras duas candidaturas para a Câmara Federal, com domicílio em Juazeiro, constam nos dados do TSE, mas estão indeferidas por ausência de requisitos para registro: Reinaldo da Gráfica (Patriota e Kenaidy Amorim (PL).
Da redação redeGN
10 comentários
25 de Sep / 2022 às 20h41
Desses três o único que merece um voto é o Coronel Anselmo.
26 de Sep / 2022 às 00h57
Parte do eleitorado juazeirense está perdendo o encanto com alguns candidatos filhos da terra. Durante a campanha política eles estão percorrendo as ruas, todos os bairros são visitados, a mais simples casa da periferia recebe nessa época a visita de um candidato filho da terra (que eu não erre o termo). Passada a eleição os filhos da terra desaparecem e quando algum conterrâneo procura-lhe para reivindicar algo terá um difícil acesso àquele a quem deu o voto. Ou os filhos da terra tomam consciência e mudam sua maneira de agir ou o povo mudará com eles.
26 de Sep / 2022 às 02h01
Srs leitores. No pleito passado de 2018,quem Bandeira, apoiou, para deputado federal? Resp: Um candidato, que não tem serviços prestados a Juazeiro. Entendo, que a questão, não é ser ou deixar de ser de Juazeiro,pois, grande atraso daqui, sempre foram eles políticos, fazem acordos para ganhar eleição, depois, não se unem pela cidade. Vejamos, o que fez, o vice prefeito, que se licenciou, por apoio ao governo do estado. Aí, vai perder e,retorna com a desconfiança da sociedade. Agora, temos que avaliar o candidato, independentimente de onde seja. A eleição é nível de estado e, se alguém, não se
26 de Sep / 2022 às 02h07
Se alguém, ao longo dos seus mais de 45 anos, na vida pública, não se organizou, até para ter votos, em cidades circunvizinhas, ex: Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Sento-Sé, entre outras, o problema não é do eleitor. Pensem nisso.
26 de Sep / 2022 às 06h19
ou sendo da trra o nao esses caras nao fazem nada so fazem enche o bolso de dinheiro so de juazeiro e nao voto em deputado e nem um so vou volta em presidente e governador deputado e senador nao voto
26 de Sep / 2022 às 06h29
BOM DIA GERALDO: JOSEPH NASCEU EM ITABUNA; TARGINO EM SALGUEIRO;ROBERTO ;CARLOS EM UAUA; ZO EM PILÃO ARCADO;HELEM EM SENTO SE;; ADOLFO VIANA EM CASA NOVA ;ANSELMO BRANDÃO EM JUAZEIRO; JORDAVIO EM JUAZEIRO. PELA LÓGICA SO TEMOS DOIS , ENTÃO VAMOS SEGUIR REALMENTE QUEM É FILHO TA TERRA . ESPERO SER PUBLICADO
26 de Sep / 2022 às 06h49
Tenho o direito de votar em quem eu quiser ! Democracia é liberdade ! Não tem como votar em nativos ! Targino é JUAZEIRENSE radicado ! Joseph já passou e o coronel e novato em POLÍTICA ! Precisa se engajar mais politicamente
26 de Sep / 2022 às 07h44
de jeito nenhum voto em da terra, da terra só batata e aipim. O que os tais filhos da terra conseguiram até hoje?! Pouco, pífio!
26 de Sep / 2022 às 08h10
ESSES DAI NENHUM MERECE SER MEU VOTO .
26 de Sep / 2022 às 09h19
O único que tem serviço prestado mesmo é o Coronel Anselmo, filho da terra mesmo, que quando foi Comandante Geral da PMBA contribuiu para a instalação da RONDESP, RONDA MARIA DA PENHA, COMPANHIA RURAL, ESCOLA DA POLICIA MILITAR e dos COLEGIOS CÍVICO MILITAR. Merece ganhar sem sombra de dúvidas