Com médias acima de Pernambuco, o município de Petrolina se destacou na educação básica entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a Capital Sertaneja ficou com a nota 5.7, ficando a frente de municípios como Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns. O desempenho de Petrolina chama atenção ainda por superar a média de Pernambuco (5.1) nos anos iniciais do ensino fundamental.
O índice, entretanto, é menor que o registrado em 2019, quando a nota foi de 6.2, e menor também que o registrado em 2017 - nota 5.8. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Anos Finais e Ensino Médio
Nos anos finais do ensino fundamental, a queda foi menor - de 5.0 pontos, em 2019, para 4.9 pontos neste último levantamento. Em 2017, o índice era de 4.7. Já para o ensino médio, a nota caiu de 4.6, em 2019, para 4.2, número que é maior que o registrado em 2017, que foi de 4.0 pontos.
Os dados foram colhidos no contexto da pandemia da covid-19, entre novembro e dezembro do ano passado. "A pandemia da Covid-19 trouxe diversas incertezas para diferentes áreas da sociedade brasileira nos últimos dois anos. Entre elas, a educação. Essa nota representa a soma dos esforços de uma gestão comprometida com o futuro", justificou o secretário de Educação, Plínio Amorim.
Da Redação RedeGN
0 comentários