Quarta-feira, 31 de agosto. Juazeiro, Bahia. Madrugada. Pacientes do Sistema Único de Saúde lotam a Secretaria de Saúde em busca de marcação de exames e consultas. As pessoas aglomeraram do lado de fora da unidade esperando as portas abrirem, às 8hs, para buscar atendimento.
Elas afirmam que muitos madrugaram para poder conseguir uma senha para marcar os procedimentos de saúde. Além de vários dias de espera pelo atendimento, que tem data agendada para outro dia, nem todos conseguem consultas com especialistas ou marcar todos os exames.
São jovens e até pessoas Idosas. "É um sentimento de falta de humanidade". Aos 76 anos, dona Adália da Silva, reside no Bairro Nova Esperança. A REDEGN, ela evelou que chegou por volta das 4 horas da madrugada. "Preciso fazer uma investigação de uma tosse deste o ano de 2017. Hoje é a terceira vez que venho. Mas parece que aqui não são todos atendidos."
O presbitero Benedito, bairro Itaberaba, com problemas respiratórios, disse "ser deficiente físico e é uma vergonha as pessoas terem que chegar na madrugada para pegar uma ficha. E as pessoas que moram na zona rural. Salitre e outras localidades o que vão fazer?, questiona.
O senhor "Lalon", bairro Santo Antonio, disse que chegou por volta da meia noite. "Passei a noite. É um castigo".
Além das filas na Secretaria de Saúde, a alta procura de moradores de Juazeiro a postos de saúde tem ocasionado filas e reclamações pela demora no atendimento. A REDEGN percorreu alguns Postos de Saúde e ouviu relatos de pessoas que reclamam acusando a "demora para marcar exames que de acordo com eles são urgentes".
A maioria dos homens reclamam de exames para prevenir o câncer de próstata. "Não existe especialista, urologista, no Posto de Saúde do bairro São Geraldo e outros mais, então somos obrigados a ir para o clínico geral e ai ele encaminha os exames que demoram meses para ser recebidos". disse um homem de 60 anos que pediu para não ser identificado.
RESPOSTAS PREFEITURA JUAZEIRO: Em contato com a REDEGN, a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que têm atendimento prioritário na Central de Marcação da Secretaria de Saúde pacientes com lúpus, oncológicos e que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Os demais devem realizar a marcação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "A questão é que muita gente que não integra esses grupos prioritários comparece à Sesau no período de abertura da agenda, o que acaba causando transtornos na entrada. A Secretaria de Saúde já está
analisando a situação".
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde o "O município dispõe de vagas para urologista. Para fazer o agendamento na própria unidade é necessário que o médico clínico da Unidade Básica de Saúde solicite com a guia para fazer a marcação".
Redação redeGN texto e Fotos Ney Vital
3 comentários
31 de Aug / 2022 às 07h09
Só observando,a gestão municipal não faz nada pela população,a gestão hoje só trabalha pela eleição do filhinho da "mãe", é triste a situação da cidade,a saúde abandonada,a gestão das festas e das fakes, enquanto a população abandonada. É hora de dar o troco não vote no filhinho da "mãe" esse desgoverno só quer poder e vida boa. Fora JORDAVIO
31 de Aug / 2022 às 09h25
Procure se os aliados da prefeita nas cidades da região norte que apoiam o filho dela estão sem marcar consultas, exames e cirurgias. Todas marcadas e sendo executadas.
31 de Aug / 2022 às 11h13
Pessoas que padecem nas filas, que são humilhadas todos os dias por direito que já é assegurado pelo pagamento de seus impostos. É possível que o poder econômico reeleja esse grupo e continue dando poder e mamata pra quem é responsável por todo esse sofrimento que se repete em todos os postos, Hospital Regional, Upa... Povo humilhado, sofrido... Acorda povo! Não faça parte, não apoie e promova esse tipo de situação, senão você também é conivente.