Um grupo técnico do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro esteve neste domingo (28) na Escola Municipal Mandacaru, no bairro Jardim Primavera. A equipe foi convidada para conversar com os alunos sobre o processo de tratamento de água do SAAE.
Os técnicos levaram uma maquete da Estação de Tratamento de Água (ETA) que fica no bairro Santo Antônio e mostraram aos estudantes e à comunidade como a água que chega nas torneiras é tratada.
Tratamento de água no SAAE-Segundo a laboratorista Geisa Daiane, a captação da água é realizada no Rio São Francisco através de canalização e bombeamento para a Estação de Tratamento de Água, onde passa por 5 etapas para ser potável (própria para o consumo humano).
A primeira etapa é chamada de Floculação, e tem por objetivo clarificar a água. Nesse processo é adicionado o Sulfato de Alumínio, e com a ajuda de agitadores o produto químico é dissolvido na água formando flocos (matéria orgânica presente). Se necessário é adicionado o Óxido de Cálcio para a regulação do pH. A Decantação é a segunda etapa, onde os flocos são separados da água por sedimentação. Após isso, passa para a terceira etapa, Filtração, onde a água passa por filtros e é retido todo o restante da matéria orgânica.
Depois acontece o processo de Desinfecção, que consiste na adição de Cloro Gás para garantir a inexistência de bactérias e microrganismos nocivos à saúde humana. E por último o processo de Fluoretação com adição de Flúor na prevenção da cárie dental, para crianças de até 14 anos. Depois a água é armazenada em reservatórios e segue para a rede de distribuição, através de tubulações e bombeamento, para chegar às casas. Isso acontece de forma contínua, durante 24 horas, para atender as necessidades da população de Juazeiro.
"O monitoramento da água é realizado no laboratório, com análises físico-químicas e microbiológicas, durante todo o processo de produção e distribuição para atender a população com qualidade, atendendo os padrões determinados pela Portaria nº 888 de 04/05/2021 do Ministério da Saúde para o Consumo Humano", conclui Geisa Daiane.
Também foram distribuídos aos alunos e à comunidade, panfletos educativos e orientação sobre o uso da água.
Ascom PMJ
0 comentários