Aula inaugural marca o início do semestre do doutorado em agroecologia (PPGADT - UNEB), em Juazeiro

Aula inaugural marca o início do semestre 2022.2 do doutorado em agroecologia (PPGADT - UNEB), em Juazeiro Com o tema O futuro do PPGADT, aconteceu nesta sexta-feira (26), a aula inaugural do semestre 2022.2 do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) do polo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizado em Juazeiro, região Norte do estado, ministrada pela professora do PPGADT- Polo UNIVASF, doutora Márcia Bento Moreira.

O evento aconteceu em formato presencial e teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube PPGADT- Polo UNEB.  Durante a aula, a professora Dra Márcia Bento destacou que falar sobre o futuro do Programa de Pós Graduação é um tema desafiador que envolve a ciência, a política e a sociedade civil. "O PPGADT se propõe a auxiliar no desenvolvimento territorial, local, regional e nacional. Enquanto cientistas, pretendemos identificar os problemas mais críticos na sociedade e, com isso, colaborar com a construção e manutenção de políticas públicas que sejam efetivas na solução desses problemas", ressaltou.  

Para o coordenador do PPGADT- Polo UNEB, professor doutor Luciano Sérgio Ventin Bonfim, discutir acerca do futuro do Programa contribuiu para analisar o que tem sido feito, desde a aprovação do projeto em 2019, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e verificar o que é necessário fazer para seguir a diretriz estabelecida na proposta original aprovada. "É um momento para, também, refletir sobre a responsabilidade que professores, alunos e coordenação do Programa têm dentro de um curso de doutoramento", completou Bomfim.  

A discente da terceira turma do PPGADT- Polo UNEB, Tânia Cristina da Silva, disse que a palestra proporcionou um maior conhecimento sobre o curso e que os elementos apresentados impulsionam ainda mais a consolidação do Programa no âmbito da Uneb e de toda a região.   

O encontro, denominado como um momento de avaliação, correção e planejamento de ações futuras, ainda contou com as presenças da diretora do DTCS III/Uneb, professora Dra Gertrudes Macário de Oliveira, da vice-diretora do DTCS III/Uneb, professora Dra Anna Christina Freire, do vice- coordenador do PPGADT- Polo UNEB, professor Dr Jairton Fraga Araújo, de professores e alunos da instituição.  

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, em nível Doutorado Profissional, é uma parceria formada pelas Universidades da região nordeste do Brasil, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem como objetivo formar profissionais de diferentes áreas para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que se refere à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis. 

 

Texto-Taís Ciqueira fotos: Mariana Brasileiro