Serviços de saúde, atividades lúdicas e muita conversa, marcaram o dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em Petrolina celebrado nesta sexta-feira (19). Essa ação faz parte do programa 'Consultório na Rua', da Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). Cerca de 50 pessoas participaram da ação.
A atividade começou na quinta-feira (18) em parceria com a Defensoria Pública da União, na praça da Catedral e na rua Esmelinda Brandão, onde foi realizado uma dinâmica com o objetivo de discutir sobre as conquistas dos direitos desse público, incluindo o acesso à saúde. Já na manhã desta sexta-feira (19), a equipe do Consultório na Rua, junto com o Centro POP, realizou aferição de pressão arterial, atualização da cardeneta de vacinação e distribuição de panfletos com orientação sobre o trabalho da equipe e acesso à rede de saúde do município.
A coordenadora e psicóloga do consultório na rua, Marla Gomes, destacou a importância desse episódio. "Estamos aqui para reafirmar a importância dos direitos das pessoas em situação de rua. Esse é mais um momento para que eles possam desfrutar dos serviços que a nossa equipe já oferta diariamente, mas de forma lúdica", explica.
PROGRAMA CONSULTÓRIO NA RUA-O programa desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, leva serviços para pessoas em vulnerabilidade social. Uma equipe percorre os bairros da cidade onde há maiores aglomerações de pessoas em situação de rua para realizar os procedimentos de saúde.
Ascom PMP
0 comentários