O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promove, no próximo dia 29 de julho (sexta-feira), o Seminário Representatividade Política Feminina e Eleições. O evento acontecerá de forma híbrida: na sede do TRE-BA e terá transmissão ao-vivo por meio da TV TRE-BA. A abertura será realizada pelo presidente do Eleitoral, desembargador Roberto Frank, e pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Pinheiro.
O evento é aberto ao público e interessados podem realizar inscrições por meio da página (www.eje.tre-ba.jus.br) da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), responsável pela organização do seminário.
De acordo com a programação do evento, serão dois painéis e quatro palestras. O primeiro painel abordará a representatividade feminina e terá a mediação da desembargadora eleitoral Zandra Parada, que preside a Comissão de Participação Feminina. O debate será iniciado com a assessora-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Polianna Santos, que tratará da representatividade no contexto das Eleições Gerais de outubro, enfatizando também o aspecto das cotas de gênero.
Ainda no primeiro painel, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Nágila Brito, vai discorrer sobre o papel da magistrada no empoderamento feminino. A desembargadora é presidente da Coordenadoria da Mulher.
Já no segundo painel, o seminário terá espaço para debater a violência política de gênero, em explanações mediadas pela desembargadora eleitoral substituta do TRE-BA, Carina Canguçu. O combate ao racismo e as candidaturas femininas deste ano serão tratados pela analista judiciária do TRE de Minas Gerais, Sabrina Braga.
Já a professora da Universidade Federal da Bahia, Salete Maria, falará sobre a nova legislação de combate à violência política de gênero. A palestrante integra o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo.
Redação redeGN com informações TRE BA e TSE
0 comentários