Tenho acompanhado nos últimos dias a discussão pela defesa e conscientização do meio ambiente, fauna, flora, nascentes e animais em Pilão Arcado. A discussão tem foco principalmente no compartilhamento da agenda entre professores e estudantes da rede pública municipal de ensino.
Pela importância do tema, busquei me inteirar do assunto e publicar nas minhas redes sociais e já percebi um engajamento das pessoas que se interessam pelo tema meio ambiente. Desta vez, recebi as imagens de alunos e professores da Comunidade de Lagoa Grande, interior de Pilão Arcado.
As equipes de professores apresentaram e defenderam o meio ambiente diretamente na mata da região na companhia de alunos, e os convocaram para iniciar o plantio de nativas e incentivar seus familiares a fazer o mesmo.
A região de Lagoa Grande e boa parte do 4º Distrito foi uma das mais afetadas pelo fogo que alastrou dezenas de hequitares de mata nativa nos últimos 5 anos. Especialistas dizem que os prejuízos vão afetar a criação de animais, expulsar animais selvagens da região, e de forma mais preocupante, alongar o período da seca. Abrindo uma crise na composição da mata que leva mais de 10 anos para se recuperar ou até mesmo se tornar deserto em caso de reincidências de fogo.
A conscientização que tem pautado as escolas municipais é bem vinda e começa na base que é fazer as crianças a levarem a discussão para seus familiares e eles mesmos ajudar nesse processo de salva guarda da nossa mata pilãoarcadense.
É tempo de cada um fazer a sua parte e colaborar como pode nessa agenda.
REDOVAGNO RIBEIRO - Blogueiro e Escritor
0 comentários