A reportagem especial foi ao ar no último domingo (5.jun.2022) com cerca de 10 minutos de duração, e apresentou as deliciosas iguarias de tapioca produzidas pelo grupo Arte e Cultura da Mandioca do povoado de Canavieira. O empreendimento rural é atendido pelo Projeto Pró-Semiárido, através da SDR/CAR/Governo da Bahia e IDESA -Instituto de Desenvolvimento do Semiárido - além do Centro Público de Economia Solidária (Cesol)Piemonte da Diamantina e Munícipios.
A reportagem mostra desde o processo produção na casa de farinha de mandioca – passando pelo fabrico e comercialização na feira livre de Senhor do Bonfim.
A identidade visual do empreendimento solidário foi criada recentemente pela equipe técnica do Cesol. Antes, o produto era comercializado sem rotulagem e em sacos plásticos, sem nenhuma identificação.
—A ideia é justamente, valorizar e fomentar a atividade desenvolvidas por eles [empreendimentos da economia solidária], de acordo com sua vocação — destacou o coordenador-geral do Cesol, Nilo Ramos.
O agrônomo do Pró-Semiárido, Nelson Santana Júnior participou da matéria ressaltando a eficiência e a importância da realização do trabalho como geração de renda pelas mulheres da comunidade.
A produtora Regina e sua mãe Patrícia Vieira deu detalhes sobre a produção da tapioca colorida. A novidade é uma das mais vendidas por elas, e, também , chamou a atenção dos apresentadores do programa.,— [...] São coloridos com suco de beterraba, maracujá e laranja com couve — ensinou Regina.
O cultivo de mandioca se desenvolve há décadas na comunidade que fica localizada a cerca de 15 quilômetros de Senhor do Bonfim. A produção envolve várias mulheres e é ligada a Associação de Moradores de Canavieira e Adjacência.
CESOL PIEMONTE DA DIAMANTINA E MUNICÍPIOS-É um espaço multifuncional público, de cunho comunitário, que tem como objetivo promover oportunidades de geração e fortalecimento do trabalho coletivo, baseado na economia solidária, com atuação em 15 municípios (Andorinha e Antônio Gonçalves, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Saúde, Senhor do Bonfim, Jacobina, Mirangaba, Morro do Chapéu, Saúde, Serrolândia, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova).
Confira a reportagem: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/06/05/beiju-colorido-melhora-renda-de-mulheres-em-comunidade-no-sertao-da-bahia.ghtml
Ascom Cesol PD e M
0 comentários