Semana do Meio Ambiente é aberta em Juazeiro com participaçãoA Prefeitura de Juazeiro abriu a programação da Semana do Meio Ambiente com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), de Educação e Juventude (Seduc) e do Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), na Feira da Economia Solidária.
Quem visitou os stands das três secretarias na Orla II, conferiu os produtos que a equipe social do SAAE desenvolve com materiais recicláveis e conheceu como é realizado o teste de cloro na água.
"Trouxemos aqui para a feira um pouco das atividades sociais que o SAAE desenvolve, como os objetos recicláveis feitos com garrafa pet e caixa de leite tetrapack, bloquinho feito com papel reciclado e a preocupação com os resíduos sólidos, como a coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha em parceria com a cooperativa Cooperfitz e com a empresa Prestlimp. Então, são ações sociais voltadas para a preservação do meio ambiente", destacou a assistente social do SAAE, Gilvana Oliveira Costa.
Os visitantes ainda tiveram acesso a materiais informativos, orientação sobre sustentabilidade e conscientização ambiental e também receberam gratuitamente da equipe da Semaurb mudas de espécies nativas, doadas em parceria com a empresa Agrovale.
"A preservação da natureza é um tema que ganha cada vez mais espaço nos debates públicos, e a Semaurb tem entre as responsabilidades sociais conscientizar e realizar ações para preservação e conservação do meio ambiente. Então, pensando nisso, estamos com uma programação maravilhosa para a Semana do Meio Ambiente, que vai desde plantio de mudas, palestras em escolas, jogos educativos sobre coleta seletiva e muitas outras ações em parceria com o SAAE e a Seduc. Esse mês de junho é muito importante para a Educação Ambiental", explicou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.
"Ficamos muito felizes em participar desse momento, porque temos uma equipe eficiente, dedicada e que realmente tem amor pelo que faz. A Semaurb, através do setor de meio ambiente, estará sempre presente em qualquer ação de conscientização, desempenhando nosso papel que também é de educar, mostrando à população a importância da defesa do meio ambiente", completou o gestor da Semaurb, César Miller.
Feira da Economia Solidária: Até domingo (5) as atividades da Semana do Meio Ambiente seguem na Orla II, dentro da programação da Feira da Economia Solidária e do Bule Cultural, que une cultura, poesia, música, desfile da economia solidária e recitais ambientais.
"Dentro da programação do Bule Cultural agregamos a realização da Feira da Economia Solidária às atividades da Semana do Meio Ambiente, já que o dia 3 de junho é o Dia de Defesa do Rio São Francisco e dia 5 é o Dia do Meio Ambiente. Abrimos espaço para a educação ambiental, trazendo informativos, doação de mudas em parceria com a Agrovale e a Prefeitura. Essa integração entre os processos que juntam a cultura, o meio ambiente e a economia solidária são importantes, eu acho que o olhar deve ser por esses três lados. Para nós é uma alegria tirar essa ideia do papel e colocar aqui em prática", destacou o poeta, cantador e organizador do projeto, Maviael Melo.
Ascom Semaurb/ PMJ
0 comentários