Papo Irriga: perspectivas para o mercado de irrigação pré plano safra 22/23. Este foi o tema do Webinar que contou com a participação de diversos parceiros e apoiadores, entre eles o professor e engenheiro agrônomo, João Tosta, ligado a Codevasf e ao Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, os engenheiros agronômos Vinicius Melo (diretor comercial) e Allan Ramires.
A transmissão ocorreru na noite desta quinta-feira 02 de junho de 2022 - ao vivo através do Youtube.
Os participantes destacaram "o futuro da irrigação e as possibilidades dos sistemas e a cadeia de produção, também os atrativos nos juros e inovações, os agricultores usando mais tecnologia, necessidade de fazer planejamento para o futuro da irrigação. "A Bahia é fantástica e quebra grandes paradgmas, novas culturas que fortalecem o grande, médio e pequeno agricultores".
João Tosta ressaltou os projetos desenvolvidos pela Codevasf. De acordo com o profissional a Irrigação brasileira nasceu no Vale do São Francisco, foi pioneiro e se expandiu pelo Brasil. "Avanço tecnológico, irrigação moderna, irrigação determinante para o desenvolvimento, processo permanente de captação para agricultores familiares, clima, solo, maiores exportações de manga e uva, tudo isto produz novos desafios para que se consiga sempre melhores resultados", afirmou João Tosta.
Ao exemplificar a importância da Irrigação e as parcerias, João Tosta citou que o Governo Federal realizou na quarta-feira (1º), por meio da Codevasf, o primeiro leilão do país para concessão de um projeto público de irrigação — o Projeto Baixio de Irecê (BA).
A proposta vencedora do leilão foi apresentada por BRLT 210 Fundos de Investimento em Participações Multiestratégia e Investimento no Exterior, com valor de outorga R$ 83,2 milhões. A concessionária deverá investir na infraestrutura do projeto o valor estimado de R$ 1 bilhão.
Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, o Projeto Baixio de Irecê abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. O leilão representa a Concessão do Direito Real de Uso (CDRU) de uma área total de 50.531 hectares, sendo 31.500 hectares de áreas irrigáveis.
A previsão é que 250 mil pessoas sejam beneficiadas, 180 mil postos de trabalho gerados.
Finalizando João Tosta revelou também a importância do CETEP-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, onde ele, e a equipe de professores contribuiram para a "formação de centenas de profissionais, técnicos meio ambiente, agropecuário, agroecologia, proporcionando novas oportunidades de trabalho através do agronegocio".
0 comentários